Logo

Acesse nossoscanais
Carregando buscador
Home » Blog » Páscoa consciente

Blog

Páscoa consciente
Escrito em 31.3.2010 por GreenNation

No feriado da semana santa quase todos pensam na mesma coisa: viajar, reunir a família, peixe para o almoço e muitos, muitos ovos de chocolate.

Que tal repensar cada um destes hábitos?

1- Viagem.

Prefira ir de ônibus do que de carro. Desta forma, além de economizar nas emissões de carbono você estará evitando stress de estar ao volante durante um engarrafamento.

Se for de carro, diminua a frota. Se cabem quatro no automóvel, junte a turma e ocupe todos os espaços.

Pense nas oportunidades de lazer que a sua cidade e arredores oferecem. Talvez seja uma boa curtir aquilo que está bem perto de você!

Na cidade onde for ficar, prefira andar a pé, ou alugar bicicletas.

Gere menos lixo e dê um fim "civilizado" para os resíduos que descartar.

Curta estes dias num clima de amizade. Brigas fazem mal para o corpo que depois revida no resto.

2- Almoços de páscoa e da sexta feira da paixão

Na sexta, os que não fazem jejum, querem peixes. No domingo a opção tradicional é pelo bacalhau. Apesar do consumo de peixes ser menos impactante do que o conusmo da carne vermelha, são necessários alguns cuidados:

Existem espécies ameaçadas de extinção, como é o caso do Cação, Abadejo, Atum e Lagosta. Evite comprá-las. Substitua-os por uma grande variedade de outras espécies, sem alterar o sabor no seu cardápio.

Perceba as condições do peixe que pretende comprar. Deve estar fresco, sem soltar escamas, com a carne firme. Levando um peixe ruim para casa você pode estar colocando em risco a saúde de sua família, pois pode provocar sérias intoxicações se consumido.

Lembre-se de congelar o peixe quando chegar em casa, a menos que ele tenha sido comprado fresco, próximo a hora do preparo.

Opte por marcas e produtos que levem em conta a questão ambiental como orgânicos, empresas com selo ISO 1401 ou formalmente comprometidas com a questão ambiental/sustentabilidade e embalagens recicladas ou facilmente recicláveis.

3- Chocolates

Todo mundo gosta de chocolate, mas cuidado com o exagero. O recomendado são 30gr por dia, para um adulto. Para crianças, cerca de 1/3 dessa quantidade.

Evite comprar muitos ovos e caixas de bombons. Seja criativo ao dar seu presente de páscoa. Que tal um passeio, uma tarde gostosa ao lado de quem ama? São presentes abstratos, que não têm preço e que não fazem mal nem para a saúde e nem para o meio ambiente.

Muitas crianças escolhem o ovo pelo brinquedo que vem dentro, deixando o chocolate se estragar. Se você é o responsável por ela, negocie isto e evite disperdício. Se ela quer brinquedo, dê um que a incentive a ser uma "pessoinha" melhor!

Se ganhar muitos chocolates não deixe que se estrague. Doe os bombons em excesso ou aproveite em receitas.

Procure reciclar o lixo gerado nestas comemorações como embalagem dos ovos e das bebidas.

Ah! E quem estiver em Taboão da Serra (SP) pode levar as crianças no Shopping Taboão. Lá serão realizadas atividades de conscientização ambiental durante o feriado da semana santa.

E uma boa Páscoa a todos!

Escrito em 31.3.2010 por GreenNation
Indique este post


Deixe seu comentario



Agrotecnologia

Águas

Arte & Cultura

Biodiversidade/Florestas

Cidadania Ambiental

Clima

Consumo Sustentável

Educação Ambiental

Energia

Lixo & Reciclagem

Mobilidade

Saúde & Bem estar

Tecnologia

Acesse nossoscanais


®2014. GREEN NATION. Todos os Direitos Reservados.