Logo

Acesse nossoscanais
Buscar Dicas no Green Nation
Carregando buscador...
Home » Dicas » Dinâmica educacional sobre alimentação e energia

Dica

Dinâmica educacional sobre alimentação e energia
Avalie este conteúdo:
Todos-pela-educacao

Retirado do material Pensar e Agir, realizado pelo MEC, o GreenNation apresenta uma dinâmica para ser realizada na escola para conscientizar as crianças sobre o funcionamento de seus corpos.
 

 

A ENERGIA QUE NOS MOVIMENTA
 

Como a energia é uma base da nossa existência?
 

O objetivo desta atividade é calcular quantas quilocalorias (kcal) cada aluno e cada aluna consomem em um dia típico de sua semana.

Tem gente que se preocupa com isso: nutricionistas, merendeiras, preparadores físicos dos esportistas e, também, quem faz exercícios para emagrecer. Essas pessoas pensam na quantidade de kcal que é “queimada” por minuto nas atividades físicas que realizamos durante um dia.

Sabemos que as crianças se movimentam o dia todo, estão em constante atividade física, mesmo sem nenhuma pretensão esportiva ou de aperfeiçoamento do desempenho físico. Na tabela a seguir, estão relacionadas as quantidades aproximadas de kcal por minuto que uma pessoa despende ao realizar diferentes atividades físicas.

Etapas

1. O professor ou professora deve propor aos alunos que escolham um dia da semana em que tenham atividades bem diversificadas, aquele que considerarem mais apropriado para fazer uma estimativa de quantos minutos dedicam a cada uma das ações: dormir, caminhar, correr, estudar, alimentar-se, praticar esporte, divertir-se,descansar etc.
 
Consumo aproximado de energia em diferentes atividades

Atividade kcal/min

Dormir: 1,1
Sentar e escrever, ver TV, ouvir música: 1,2
Alimentar-se: 1,4
Dirigir automóvel: 2,8
Caminhar normalmente: 4,5
Subir escadas: 15,0
Correr: 11,5
Pedalar a 15 km/h: 5,5
Andar a cavalo: 2,5
Jogar futebol tênis vôlei basquete: 8,0/ 6,1/ 2,8/ 7,5
Praticar musculação: 10,0
Nadar a 55 m/min: 14,0
Praticar aeróbica: 8,8
Surfar: 8,0
Praticar mergulho: 9,0
 

2. Com base nas informações da tabela, peça que façam as contas de quantas kcal despendem em cada uma das atividades. Por exemplo, se alguém dormiu 9 horas naquele dia, terá dedicado 540 minutos a essa atividade (60 min x 9 h).
 

Multiplicando540 minutos por 1,1 kcal/minuto, chega-se a 594 kcal, que é a quantidade de energia gasta durante o sono.3. Se houver alguma atividade que não conste da tabela, os alunos devem fazer uma estimativa da quantidade de kcal despendida nela por minuto, por comparação comas outras. Ao final desse processo, cada um obterá aproximadamente a quantidade de energia que foi necessária para realizar todas as suas atividades, nos 1.440 minutos daquele dia (24 h x 60 min).4.
 

Cada um construirá sua própria tabela, como a exemplificada abaixo. Note que, como exemplo, ela contém apenas quatro atividades, mas cada pessoa deverá listar tudo o que fez em 24h (uma nova linha por atividade):5. A comparação entre os resultados de cada pessoa da classe pode gerar uma reflexão sobre o excesso de atividades de alguns e o sedentarismo demasiado de outros.Mas, especialmente, sobre a quantidade, a qualidade e a diversidade de alimentos que deve ser ingerida para a manutenção da vida em movimento.6.

Vale também convidar uma nutricionista da cidade, que poderá comparar o resultado de cada um com o cálculo de quantos kcal ingeriram, em média, em alguns dias de observação sistemática sobre a própria alimentação.

 

Todas as informações foram extraídas do projeto Mudanças Ambientais Globais - Pensar + Agir, do MEC.








 

Enviado por Equipe GreenNation


Deixe seu comentario

Dicas em destaque Ver todas
6 tipos de construção amigas do ambiente que estão voltando a ser tendência

Cada vez mais as pessoas no mundo todo estão investindo na construção de casas sustentáveis utilizando materiais que não agridem o ...

Enviado por Equipe GreenNation
Conheça a mostra internacional e nacional do Green Nation Fest 2014

Mostra Internacional e Nacional de Longas é uma das atrações do festival de sustentabilidade

Enviado por Equipe GreenNation
Agrotecnologia

Águas

Arte & Cultura

Biodiversidade/Florestas

Cidadania Ambiental

Clima

Consumo Sustentável

Educação Ambiental

Energia

Lixo & Reciclagem

Mobilidade

Saúde & Bem estar

Tecnologia

Acesse nossoscanais


®2014. GREEN NATION. Todos os Direitos Reservados.