Logo

Acesse nossoscanais
Buscar Dicas no Green Nation
Carregando buscador...
Home » Dicas » Eventos

Dica

Eventos
Avalie este conteúdo:
Evento

O GreenNation já deu dicas sustentáveis de alimentos, moda, música, artistas plásticos, filmes, transportes, brindes, carnaval, viagens, brinquedos e muito mais. Mas quando tudo isso acontece na prática é necessário pensar em mais um elemento: o evento.

Como produzir um evento com o mínimo de impacto no meio ambiente? Como ser sustentável na hora de pensar e botar na prática a sua festa, congresso, show?

O GreenNation preparou esta dica para produtores e todos que querem se arriscar na produção de eventos mais verdes e ecologicamente corretos.

Para começar vamos entender como seria um evento sustentável. Maria Zanin autora do livro Eventos Mais Sustentáveis conta que em 2003 foi responsável por organizar o ENECS – Encontro Nacional sobre Edificação e Comunidades Sustentáveis. E é claro que um evento com este nome não poderia seguir o padrão dos encontros acadêmicos usuais, com inscrições caríssimas, bolsas personalizadas e coquetéis luxuosos. Ela considerou aspectos sustentáveis na produção do evento que mais tarde viria a usar no livro.

Geralmente associamos a palavra apenas ao aspecto ecológico, como a preocupação com a redução dos resíduos gerados pelo evento. Mas a verdadeira sustentabilidade envolve um equilíbrio entre os aspectos sociais, econômicos, culturais, políticos e ecológicos. Por exemplo, o valor cobrado pela inscrição em um evento pode ser um fator que leva a exclusão. E o preço é resultado das decisões tomadas ao longo do planejamento do evento, que vai desde o local escolhido até o tipo de comida oferecida nos cofee-breaks.

Não existem receitas prontas para se produzir um evento sustentável, porque cada caso é um caso. Mas algumas dicas básicas podem ser seguidas:

Tornar democrático o acesso ao evento.

Minimizar custos e resíduos (por exemplo, optar pela internet para a divulgação do evento e recebimento dos trabalhos).

Optar por cooperativas locais para a confecção de bolsas (que devem ser duráveis e ter utilidade), assim como para o fornecimento de alimentos durante o evento.

Escolher o local pensando também na facilidade para o transporte das pessoas.

Para os momentos de lazer, procurar opções dentro da comunidade onde o evento será realizado (artistas locais, comidas típicas, etc) preferindo atividades que favoreçam a confraternização.

Você também pode separar por áreas e tornar cada aspecto do seu evento mais sustentável:
 

Profissional

Cada vez é mais fácil encontrar empresas organizadoras de eventos que se preocupam com o impacto ambiental dessa atividade. Antes de contratar qualquer organizador, lembre-se de indagar a respeito desses cuidados.
 

Energia

Na hora de escolher o espaço, optar por locais que tenham iluminação natural.

Prestar atenção também no sistema de refrigeração de ar. Ele deve ser eficiente do ponto de vista energético, diminuindo o gasto de eletricidade.

A iluminação dos stands e cenários pode consumir até 75% de toda a energia elétrica gasta em um evento. O ideal é escolher equipamentos que tenham melhor aproveitamento da energia, como os refletores profissionais que utilizam LEDs como elemento de iluminação.

Evitar ao máximo o uso de geradores porque consomem combustíveis fósseis para funcionar e, portanto, emitem CO2, um dos principais gases de efeito estufa. Caso tenha que usar, prefira aqueles com menor impacto ambiental.
 

Transporte

Buscar, sempre que possível, fornecedores locais para evitar que o material usado no evento seja transportado por longas distâncias.

Verificar se os veículos utilizados pelos fornecedores estão em bom estado de manutenção de modo a consumir pouco combustível.

Preferir empresas que abasteceçam os veículos com biocombustível.
 

Redução de resíduos

Imprimir somente o imprescindível.

Optar por brindes de material reciclável ou reciclado, com baixo impacto ambiental em sua cadeia produtiva.

Usar copos, pratos, talheres e xícaras reutilizáveis.

Cuidado com os brindes! O ideal é preferir os duráveis e funcionais, que têm bem menos chance de acabar na lata do lixo, logo que termina o encontro.

Dar a destinação correta para o lixo após o evento, de modo a diminuir o impacto ambiental.

Separar e enviar os recicláveis para as cooperativas de coleta seletiva.

Reaproveitar o que for possível.

Doar o que puder ser útil para terceiros.

Tudo isso garante que menos lixo acabe lotando aterros sanitários e lixões, e diminui a necessidade de gastar ainda mais dinheiro dos impostos para a gestão dos resíduos sólidos.
 

Fornecedores

Uma forma de proteger o meio ambiente é trabalhar com empresas que têm a preocupação com o impacto das ações sobre o mesmo. Portanto, analisar de quem e onde comprar é importante.

Procurar sempre parceiros e fornecedores que adotem boas práticas socioambientais e evitar por completo aqueles que não respeitam os direitos dos trabalhadores, utilizam mão-de-obra infantil ou criam atritos com as comunidades onde estão suas instalações.

Agora que você já sabe como produzir um evento de maneira mais sustentável pode navegar pelas dicas GreenNation e descobrir conteúdos para permear de sustentabilidade todos os seus futuros eventos.

 

Conheça algumas certificações interessantes:

 

 

British Standard 8901

 

A BS 8901 é uma norma British Standards que foi desenvolvida especialmente para a indústria de eventos com a finalidade de auxiliá-la a operar de modo mais sustentável. A norma define os requisitos de um sistema de gestão de eventos sustentáveis para garantir uma abordagem duradoura e balanceada à atividade econômica, responsabilidade ambiental e progresso social relacionado a eventos.

Ela requer que as organizações identifiquem e compreendam os efeitos que suas atividades tem no meio ambiente, na sociedade e na economia, tanto dentro da organização como na economia em geral; e coloquem em prática medidas para minimizar os efeitos negativos.

A BS 8901 compartilha vários dos princípios comuns de normas de outros sistemas de gestão como ISO 9001 (Gestão da Qualidade), ISO 14001 (Gestão do Meio Ambiente) e OHSAS 18001 (Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional), incluindo a abordagem PDCA. Os principais requisitos da BS 8901 incluem:

    Política de Sustentabilidade
    Identificação e avaliação de problemas
    Identificação e engajamento dos acionistas
    Objetivos, metas e planos
    Atuação contra os princípios do desenvolvimento de sustentabilidade
    Controles Operacionais
    Competência e treinamento
    Gestão da cadeia de suprimentos
    Comunicação
    Monitoramento e medição
    Ação corretiva e preventiva
    Auditoria de Sistemas de Gestão
    Análise da Gestão

 

 

LEED

 

O Green Building Council Brasil optou por disseminar no mercado o sistema de certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) adaptado a realidade brasileira.

O comitê LEED esta dividido em cinco subcomitês temáticos, que abordam os cinco critérios de avaliação da ferramenta LEED: Materiais e Recursos (MR), Energia e Atmosfera (EA), Espaço Sustentável - Site (SS), Qualidade Ambiental Interna (EQ) e o Uso Racional da Água (WE).

 

 

Conselho Brasileiro de Manejo Florestal - FSC Brasil

O Conselho Brasileiro de Manejo Florestal (FSC Brasil) é uma organização não-governamental, independente e sem fins lucrativos, reconhecida como uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) e com cadastro no CNEA (Cadastro Nacional de Entidades Ambientalistas).

A missão do Conselho Brasileiro de Manejo Florestal é difundir e facilitar o bom manejo das florestas brasileiras conforme Princípios e Critérios que conciliam as salvaguardas ecológicas com os benefícios sociais e a viabilidade econômica.

 

 

 


 

Enviado por Equipe GreenNation

Tags relacionadas



Deixe seu comentario

Dicas em destaque Ver todas
9 aliados pra hidratar seu corpo nesse verão

Durante as altas temperaturas, frutas, verduras e legumes podem ser aliados na hora de se hidratar

Enviado por Equipe GreenNation
10 alimentos para ajudar você conseguir um bronzeado bonito e natural

Para ter resultados positivos e um bronzeamento natural, comece a consumir esses e outros alimentos ricos em betacaroteno uma sema ...

Enviado por Equipe GreenNation
Agrotecnologia

Águas

Arte & Cultura

Biodiversidade/Florestas

Cidadania Ambiental

Clima

Consumo Sustentável

Educação Ambiental

Energia

Lixo & Reciclagem

Mobilidade

Saúde & Bem estar

Tecnologia

Acesse nossoscanais


®2014. GREEN NATION. Todos os Direitos Reservados.