Logo

Acesse nossoscanais
Buscar Dicas no Green Nation
Carregando buscador...
Home » Dicas » ONGs Ambientais

Dica

ONGs Ambientais
Avalie este conteúdo:
Ongs1

Você sabe o que é uma ONG? Para que servem e como funcionam? O Green Nation preparou uma dica especial para todos que querem conhecer, ou até mesmo participar das principais ONGs ambientais.

O termo ONG significa Organização Não-Governamental e desde o século XX passou a ser usado para finalidades benéficas a bens públicos que não fossem idealizados pelo estado.

As ONGs têm como finalidade atuar em áreas onde o Estado não costumar estar presente, seja por impossibilidades legais ou por descaso. Talvez por isso o ambientalismo tenha sido uma das frentes que se tornou mais prestigiada pelas Organizações Não-Governamentais.

O termo ONG foi usado pela primeira vez em 1950 pela ONU (Organização das Nações Unidas) para definir toda organização da sociedade civil que não estivesse vinculada a um governo. Hoje elas são definidas como instituições privadas que têm uma finalidade pública, sem fins lucrativos. Em geral as ONGs perseguem benefícios sociais ou ambientais. Para serem "oficiais", essas entidades precisam ter uma estrutura legal e formal.

Vamos às ONGs Ambientais:



CIMA

O CIMA – Centro de Cultura, Informação e Meio Ambiente é uma entidade civil, sem fins lucrativos, com sede no Rio de Janeiro que desenvolve ações na área de cultura, educação e meio ambiente em parceria com instituições privadas, governamentais e multilaterais.

A premissa da atividade institucional é contribuir, com ações diferenciadas e de forma eficaz, para a melhoria da qualidade de vida.

Nas áreas de educação e meio ambiente o CIMA desenvolveu diversos projetos entre eles o Programa de Educação para o Desenvolvimento Sustentável denominado “A Natureza e a paisagem”; “Protetores da Vida”, mobilização de diversos setores para a proteção dos ecossistemas da Bacia da Baía de Guanabara; a expedição que percorreu diversos estados por sítios paleontológicos brasileiros e que foi registrada em exposição no Museu Nacional, “Em busca dos Dinossauros”; a implementação do “Programa Coca-cola de Valorização do Jovem”, em escolas municipais e estaduais de diversos estados; “Gente é pra Brilhar”, que estimula ações de inclusão social, como a capacitação de adolescentes na área audiovisual e a produção de documentários com histórias de iniciativas que estão mudando a vida de jovens; o evento voltado para os jovens, permitindo o acesso público ao mundo da mídia, “RioTecnomídia”; PROCEL, programa de combate ao desperdício de energia.

O Green Nation também é um projeto do CIMA





Greenpeace

O Greenpeace é uma organização global e independente que atua para defender o ambiente e promover a paz, inspirando as pessoas a mudarem atitudes e comportamentos.


Investigando, expondo e confrontando crimes ambientais, desafiam os governantes e a iniciativa privada a rever suas posições e adotar novos conceitos. Também defendem soluções economicamente viáveis e socialmente justas, que ofereçam esperança para esta e para as futuras gerações.





WWF

O WWF-Brasil é uma organização não-governamental brasileira dedicada à conservação da natureza com os objetivos de harmonizar a atividade humana com a conservação da biodiversidade e promover o uso racional dos recursos naturais em benefício dos cidadãos de hoje e das futuras gerações


O WWF-Brasil, criado em 1996 e sediado em Brasília, desenvolve projetos em todo o país e integra a Rede WWF, a maior rede independente de conservação da natureza, com atuação em mais de 100 países e o apoio de cerca de 5 milhões de pessoas, incluindo associados e voluntários.






 

SOS Mata Atlântica

A Fundação SOS Mata Atlântica é uma entidade privada, sem vínculos partidários ou religiosos e sem fins lucrativos, foi criada em 1986 e tem como missão promover a conservação da diversidade biológica e cultural do Bioma Mata Atlântica e ecossistemas sob sua influência, estimulando ações para o desenvolvimento sustentável, bem como promover a educação e o conhecimento sobre a Mata Atlântica, mobilizando, capacitando e estimulando o exercício da cidadania socioambiental.

 

 



A Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza

A Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza é uma organização sem fins lucrativos, cuja missão é promover e realizar ações de conservação da natureza. Criada em 1990, a instituição é a principal expressão da política de investimento social privado do Boticário, e nasceu do desejo do fundador da empresa, Miguel Gellert Krigsner, de empreender ações em prol da preservação da natureza como expressão da responsabilidade social.


A atuação da Fundação Grupo Boticário é nacional. Suas ações incluem proteção de áreas naturais, apoio a projetos de outras organizações e sensibilização da sociedade para a causa conservacionista, contribuindo para o equilíbrio ecológico do planeta e para a manutenção da vida.

Por meio de suas Reservas Naturais, a Fundação Grupo Boticário protege importantes remanescentes de dois dos biomas mais ameaçados do Brasil: Mata Atlântica e Cerrado. Além disso, incentiva outros a também investirem na proteção de áreas naturais, por meio de apoio a projetos e de pagamento por serviços ecossistêmicos.







TNC – The Nature Conservancy

Criada em 1951, a The Nature Conservancy (TNC) é uma organização sem fins lucrativos voltada para a conservação da natureza. Presente em 34 países já ajudou a proteger mais de 47 milhões de hectares em todo o mundo. No Brasil, a TNC atua desde a década de 80 e tornou-se uma organização brasileira em 1994.


A missão da TNC é proteger plantas, animais e os ecossistemas naturais que representam a diversidade de vida no planeta, conservando as terras e águas de que precisam para sobreviver.

A TNC acredita que o desenvolvimento econômico e a proteção da biodiversidade podem coexistir, sendo, muitas vezes, interdependentes.

Os desafios para a conservação são enfrentados com a formação de alianças. Trabalhamos sempre em conjunto com comunidades locais, governos, empresas e outras organizações não-governamentais.

As estratégias são construídas sobre uma sólida base científica, que ajuda a definir ações e a medir resultados.

A TNC busca primeiramente a conciliação entre as partes envolvidas nas questões ambientais. O consenso entre os diversos setores tem contribuído para resultados mais duradouros de conservação.




Conselho Nacional de Defesa Ambiental (CNDA)

O CNDA é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público). Desde 1969 os membros do CNDA buscam as melhores soluções para os problemas socioambientais de seus parceiros. Atua dentro de uma estrutura organizada e profissionalizada, que obedece a um Regimento Interno e a Planos Diretores, documentando todas as suas atividades para comprovar sua eficiência.


A organização é sustentada por seus membros e pelas parcerias com os governos e com a iniciativa privada. Possui todos os registros que a capacita na certificação de produtos, serviços e empresas, promove campanhas e desenvolve projetos na educação, saúde, reflorestamento, revegetação energia, proteção de bens públicos, patrimônios ecológicos e na obtenção da sustentabilidade pelas empresas e governos.



 

Conservation International do Brasil

Um dos maiores desafios para a CI-Brasil é selecionar áreas onde concentrar esforços. A organização utiliza dois critérios principais para a seleção: o grau de ameaça a que as áreas estão submetidas e a sua riqueza de biodiversidade. As áreas que atendem a pelo menos um desses critérios são classificadas em Hotspots de Biodiversidade, Grandes Regiões Naturais e Países de Megadiversidade.


A principal estratégia utilizada pela CI-Brasil para conservá-las é a implementação de Corredores de Biodiversidade, mas cada tipo de área requer tratamento específico. Para identificar as áreas prioritárias a serem conservadas, a CI-Brasil consulta diversos setores da sociedade, realiza workshops regionais e coleta dados biológicos, socioeconômicos, informações cartográficas, imagens de satélites e avaliações detalhadas de especialistas. Nessas avaliações, além da utilização dos dois critérios principais (grau de ameaça e biodiversidade), são ainda analisadas a integridade dos ecossistemas e a pertinência das medidas planejadas para conservá-los.

 


 

 

Instituto Socioambiental

O Instituto Socioambiental (ISA) é uma associação sem fins lucrativos, qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), desde 21 de setembro de 2001. Fundado em 22 de abril de 1994, o ISA incorporou o patrimônio material e imaterial de 15 anos de experiência do Programa Povos Indígenas no Brasil do Centro Ecumênico de Documentação e Informação (PIB/CEDI) e o Núcleo de Direitos Indígenas (NDI) de Brasília. Ambas, organizações de atuação reconhecida nas questões dos direitos indígenas no Brasil.


O ISA tem como objetivo principal defender bens e direitos sociais, coletivos e difusos relativos ao meio ambiente, ao patrimônio cultural, aos direitos humanos e dos povos e valorizar a diversidade socioambiental.







Renctas

Fundada em 1999, a Renctas é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, que combate o tráfico de animais silvestres. Baseada em Brasília-DF, desenvolve suas ações em todo o Brasil, por meio de parcerias com a iniciativa privada, o poder público e o terceiro setor.



 

 

 

Cempre – Compromisso Empresarial para Reciclagem

O Compromisso Empresarial para Reciclagem (Cempre) é uma associação sem fins lucrativos dedicada à promoção da reciclagem dentro do conceito de gerenciamento integrado do lixo. Fundado em 1992, o Cempre é mantido por empresas privadas de diversos setores.

 



O Cempre trabalha para conscientizar a sociedade sobre a importância da redução, reutilização e reciclagem de lixo através de publicações, pesquisas técnicas, seminários e bancos de dados. Os programas de conscientização são dirigidos principalmente para formadores de opinião, tais como prefeitos, diretores de empresas, acadêmicos e organizações não-governamentais (ONG's).
 


Doe Seu Lixo

A ONG Doe Seu Lixo com atuação na área socioambiental, fundada em 03/08/2003, tem como objetivo principal, promover programas e projetos de cunho socioambiental pautados no desenvolvimento sustentável visando à melhoria de qualidade de vida, inserção social e geração de renda através da coleta seletiva de resíduos sólidos.

 


 
Segundo sua fundadora, Isabel Fillards, a ONG tem como base a coleta seletiva de lixo e dessa coleta, angariar fundos para projetos sociais, doações para instituições, inclusão social de pessoas de baixa renda, respeito ao meio ambiente, enfim, tudo que diz respeito às questões socioambientais.



Instituto Akatu

O Instituto Akatu pelo Consumo Consciente surgiu no ano 2000, dentro do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, quando os seus dirigentes perceberam que as empresas só aprofundariam, no longo prazo, suas práticas de Responsabilidade Social (RSE) na medida em que os consumidores passassem a valorizar essas iniciativas em suas decisões de compra. Foi quando se concluiu que o consumidor é um importante agente indutor da RSE. Caso essa indução não ocorresse com intensidade suficiente, a RSE não realizaria o seu potencial transformador da sociedade.

 




O trabalho do Instituto é focado na mudança de comportamento do consumidor. Para isso, o Akatu desenvolve ações em duas frentes de atuação para sensibilizar e mobilizar os indivíduos para que se tornem consumidores conscientes: a comunicação e a educação.

 

 

Elo Ambiental





A Elo Ambiental é uma Organização Não Governamental com a missão de incentivar a harmonia entre a sociedade e o seu ambiente. A crescente urbanização e diminuição de áreas naturais por desmatamento, degradação e assoreamento das cabeceiras de rios, queimadas e poluição por resíduos de toda natureza são algumas das muitas ameaças para a região. Com enfoque em preservação de mananciais, a Elo tem trabalhado na conscientização para a conservação e recuperação ambiental da região.
 

 

Instituto Ecoar

 

O Instituto Ecoar é uma organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP), sem fins lucrativos, que atua com educação ambiental para sustentabilidade, mudanças climáticas, programas e projetos de florestas, recursos hídricos, cidadania e desenvolvimento local sustentável.


 


Fundo Brasileiro para Biodiversidade

       

O Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio) é uma associação civil sem fins lucrativos que trabalha para conservar a diversidade biológica do País há 15 anos. Foi criada em 1996, com uma doação de US$ 20 milhões do Fundo para o Meio Ambiente Mundial (em inglês Global Environment Facility - GEF) para complementar as ações governamentais, em consonância com a Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), de âmbito mundial, e o Programa Nacional da Diversidade Biológica (Pronabio).

No cumprimento de sua missão, o Funbio executa diferentes tarefas: desenho e gestão de mecanismos financeiros; seleção e gerenciamento de projetos; compras e contratações para projetos ambientais; articulação de atores em redes nacionais e internacionais, além de estimular a capacidade de agentes locais para operar com os recursos que ajuda a disponibilizar.

Devido a sua capacidade em desenvolver projetos e gerenciar ativos, o Funbio é cada vez mais procurado pelo setor privado para o desenvolvimento de estratégias de conservação. Suas atividades estão de acordo com a visão estratégica de empresas de ponta e instituições que buscam preservar o ambiente sem perda da rentabilidade financeira com processos de conservação nos mais diferentes cenários produtivos.

O Funbio está convencido que a essência do desafio da conservação da biodiversidade reside em encontrar e desenvolver soluções de escala, proporcionais em tamanho e intensidade às forças que motivam a sua perda. É com este perfil de atuação que o Funbio pretende contribuir efetivamente para a conservação da biodiversidade no Brasil. 

 

Instituto EcoBrasil

O Instituto EcoBrasil é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que visa fazer do turismo um instrumento eficaz no desenvolvimento econômico e conservação dos recursos naturais e culturais do Brasil. A ideia também é promover a capacitação e treinamento de profissionais e empresários para atender o mercado; e elaborar e implementar estudos, pesquisas e projetos.

ANAMMA

 

A Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (ANAMMA) é uma entidade civil, sem fins lucrativos ou vínculos partidários, representativa do poder municipal na área ambiental, com o objetivo de fortalecer os Sistemas Municipais de Meio Ambiente para implementação de políticas ambientais que venham a preservar os recursos naturais e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.

Fundada em 1988, em Curitiba, a ANAMMA tem desenvolvido ações voltadas para o fortalecimento municipal, ocupando lugar de destaque no Conselho Nacional do Meio Ambiente - Conama. 

 

 

IPÊ - Instituto de Pesquisas Ecológicas

O IPÊ é uma instituição dedicada à conservação da biodiversidade em bases científicas. Atua em pesquisas, formação de profissionais, educação ambiental e programas de geração de renda e negócios sustentáveis que ampliem a responsabilidade socioambiental de comunidades, empresários e formadores de opinião. Entre os objetivos principais está o desenvolvimento programas educacionais focados para o meio ambiente  e a extensão agroecológica junto às comunidades vizinhas às áreas naturais.

 

Sustentarte

Sustentarte é uma organização civil sem fins lucrativos que foi criada com o objetivo de contribuir ativamente para a geração de uma sociedade consciente e comprometida com a construção de um planeta sustentável. Desenvolvida por especialistas das áreas da educação, comunicação, meio ambiente e permacultura, com diversos perfis históricos e profissionais, permitindo uma atuação plural e multidisciplinar em parceria com os diversos setores da sociedade (governo, empresas e sociedade civil), com foco principal na educação e capacitação de jovens e crianças.

 

Tem Quem Queira

A TemQuemQueira utiliza como matéria-prima para seus produtos o lixo gerado pela realização de eventos e publicidade, aproveitando sobras como lonas vinílicas, fundos de palco, banners e outdoors.

 


Além de contribuir para a preservação ambiental, o processo produtivo desempenha um relevante papel social, que conta com um importante detalhe: a mão-de-obra é prisional. Hoje quem desempenha essa atividade para a TemQuemQueira são presidiários do Núcleo Prisional Ferreira Neto, em Niterói e presidiárias em regime semiaberto - que saem de segunda a sexta do presídio Oscar Stevenson, em Benfica, rumo ao Centro do Rio, onde trabalham desde o começo do ano na primeira oficina extra-muros da TemQuemQueira.

Instituto COMAR

 

O Instituto COMAR foi criado diante a perspectiva de atuação com pesquisa e conservação ambiental, somado à necessidade de reunir esforços não governamentais à ações de  uso sustentável da biodiversidade. Desde então idealiza projetos voltados para a pesquisa e conservação em diversas áreas de conhecimento. A organização  tem a finalidade de atuar pela preservação, conservação, recuperação e manejo sustentável do meio ambiente e dos bens e valores culturais.

 

As ONGs ambientais exercem um papel fundamental na sociedade, mas ainda existe muito trabalho a ser realizado, colabore com esses projetos, faça sua parte.

Dúvidas, sugestões e comentários são sempre bem vindos, colabore e compartilhe com o Green Nation.


Vale Verde



    

     
A ong Vale Verde é uma associação de defesa do Meio Ambiente fundada no dia 17 de junho de 1988 e que atua na região do Vale do Paraíba e Litoral Norte Paulista, que tem como missão promover e desenvolver programas, projetos e ações que visem a preservação, melhoria e divulgação do patrimônio artístico, cultural e ambiental, coordenando e realizando estudos, cursos, encontros e treinamentos que contribuam e desenvolvam o espírito de solidariedade e de cidadania.

A ONG conta também com o programa Vale + Verde, uma iniciativa em prol de cidades mais arborizadas. O objetivo do programa é reflorestar áreas urbanas e rurais do nosso município com espécies nativas da região, mediante a adoção de mudas por pessoas físicas ou jurídicas. Tem enfoque na educação ambiental de crianças, jovens e adultos.


Centro Sabiá      

                                                                  

O Centro de Desenvolvimento Agroecológico Sabiá é uma organização não governamental com sede no Recife, Pernambuco, fundada em 1993, que trabalha para a promoção da agricultura familiar dentro dos princípios da agroecologia. Desenvolvendo e multiplicado a agricultura agroflorestal, também conhecida como Agrofloresta ou Sistemas Agroflorestais. Juridicamene é uma associação cívil de direito privado sem finalidade econômica, de natureza técnico-ecológica e educacional.

A missão da ONG é incentivar inovadores com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar. Na perspectiva de que a sociedade viva em harmonia com a natureza e seja consciente, autônoma e participativa na construção de um modelo de desenvolvimento rural sustentável.


Gambá - Grupo Ambientalista da Bahia 

                                                                           


O Gambá – Grupo Ambientalista da Bahia é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, constituída com a finalidade de promover a conservação do Meio Ambiente, o desenvolvimento sustentável e a formação da cidadania, baseada em princípios democráticos e de justiça social. Sua fundação ocorreu em 14 de abril de 1982, a partir da iniciativa de um grupo de técnicos e profissionais liberais preocupados com o avanço da degradação ambiental na Bahia.

Em sua trajetória, o Gambá denuncia irregularidades ambientais, discute a legislação, assume cargos de representação de ONGs ambientalistas nos espaços de controle público, desenvolve campanhas e ações de mobilização social, elabora e executa projetos, além de realizar trabalhos de pesquisa, monitoramento e recuperação da fauna e da flora.


Instituto TerraMar 

                                                                                 

O instituto Terramar é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, fundada em 1993, do campo popular democrático que atua na Zona Costeira do Ceará, visando o desenvolvimento humano com justiça socioambiental, cidadania, participação política, autonomia dos grupos organizados e fortalecimento da identidade cultural dos povos do mar do Ceará.

Pautados na possibilidade de abrir caminhos para uma cidadania real, afastada do limites que a colocam apenas como um conjunto de regras legais que mediam a relação entre os indivíduos, a natureza e o estado, a Instituto Terramar incentiva um modelo de diretrizes em que as pessoas beneficiadas busquem o auto-sustento e um fortalecimento de sua cultura em harmonia com o ambiente em que vivem.


Fundação Biodiversitas

A Fundação Biodiversitas é uma organização não governamental sediada em Belo Horizonte/MG, que promove ações técnico-científico no Brasil desde 1989. É também um centro de referência no levantamento e aplicação do conhecimento científico para a conservação da diversidade biológica. Os projetos desenvolvidos pela Fundação visam a interação entre o meio ambiente e o ser humano, buscando meios de conciliar a conservação da natureza e o desenvolvimento econômico e social.

Os projetos desenvolvidos pelo Biodiversitas estão por todo o país, e são feitos através de estudos biológicos, geológicos, geográficos, sócio-econômicos, históricos e de ecoturismo. Hoje, os trabalhos desenvolvidos pelo Biodiversitas incluem capacitação profissional, apoio a desenvolvimento de teses, inventários biológicos, zoneamento, ordenamento territorial, projetos de educação ambiental e criação e implantação de unidades de conservação.


Fundação Gaia

A Fundação Gaia nasceu da vontade de possibilitar a ampliação da atuação da luta ambiental, criando um suporte e unindo esforços para a indicação e ampliação de alternativas de soluções sócio-ambientais. A ONG atua na área de educação ambiental e também no desenvolvimento de novas tecnologias ambientalmente inteligentes, como a Agricultura Regenerativa (ecológica), o manejo sustentável dos recursos naturais,a medicina natural, aprodução descentralizada de energia e o saneamento alternativo.


Sea Shepherd

Focada na conservação de seres marinhos, a Sea Shepherd é uma organização sem fins lucrativos que tem como prerrogativa o uso de táticas de ação direta dentro e fora dos mares. Nesse momento, a organização tem que 4 embarcações que participam de operações que incluem sabotagem e afundamento de barcos de caça, ofuscação de baleeiros com lasers e obstrução direta à caça de animais. Hoje, a Fundação se mantém com a doação de fundos de diversas pessoas ao redor do mundo, inclusive de famosos como a banda Red Hot Chilli Peppers, (ator que interpertava o papel de MacGyver) e Sam Simon (Co-produtor de The Simpsons), entre outros.


Mother Nature Network

A Mother Nature Network é uma ONG/Agência de comunicação com foco em meio ambiente e sustentabilidade. A organização, que é dona dos sites mnn.com e treehugger.com, trabalha também com ações físicas de promoção de novas tecnologias sustentáveis e eventos e promoções sobre oportunidades de negócios que envolvam formas de produção ecologicamente responsáveis.  Hoje, a MMN vem prestando consultoria ambiental para diversas marcas grandes, entre elas a Coca-Cola, AT&T, Johnson, Walmart, Mercedes-Benz, entre outros.

 

Mater Natura

O Mater Natura tem a finalidade de atuar pela preservação, conservação, recuperação e manejo sustentável do meio ambiente, do patrimônio paisagístico e dos bens e valores culturais. Conta com uma estrutura organizacional responsável pela gestão e fiscalização de suas atividades, e uma equipe multidisciplinar que elabora e executa projetos em diversas áreas do conhecimento, assim como desenvolve e participa de ações de políticas públicas, atuando em conjunto com uma rede de parceiros

 

Instituto Reviverde

O INSTITUTO REVIVERDE foi criado em 2000 por um grupo de ambientalistas movidos por um mesmo ideal: colocar em prática o pensamento da Eco 92, que convida a sociedade civil a pensar globalmente e agir localmente.Seguindo esta filosofia, O Instituto Reviverde assessora na implantação da coleta seletiva de lixo, a partir de uma avaliação do sistema atual e as mudanças adequadas a cada caso.
 
 
 
 
 
A ECOA foi criada em 1989, em Campo Grande - MS, por um grupo de pesquisadores de diversas áreas profissionais, dentre elas as de biologia, comunicação, arquitetura, ciências sociais, engenharia e educação, para estabelecer um espaço de reflexão, debates e formulações e também desenvolver projetos e políticas públicas para a conservação ambiental e a sustentabilidade tanto no meio urbano quanto no rural. Nesta perspectiva o Pantanal e a bacia hidrográfica do rio da Prata foram identificados como as regiões prioritárias, sendo que no caso Pantanal concentraram-se as ações de base comunitária, o que indica, também, uma das razões para a criação da organização.
 
 
 
 
 
Desde quando foi criada em novembro de 2001, a Sociedade do Sol, uma instituição sem fins lucrativos, se dedica ao desenvolvimento de tecnologias sociais nas áreas de energia solar e renovável e programas de educação ambiental. Sua atuação é dedicada ao desenvolvimento de soluções de baixo impacto ambiental e custos reduzidos para a geração de energia junto à comunidades e organizações. 
 
 

Enviado por Equipe GreenNation

Tags relacionadas



Deixe seu comentario

Dicas em destaque Ver todas
6 tipos de construção amigas do ambiente que estão voltando a ser tendência

Cada vez mais as pessoas no mundo todo estão investindo na construção de casas sustentáveis utilizando materiais que não agridem o ...

Enviado por Equipe GreenNation
Conheça a mostra internacional e nacional do Green Nation Fest 2014

Mostra Internacional e Nacional de Longas é uma das atrações do festival de sustentabilidade

Enviado por Equipe GreenNation
Agrotecnologia

Águas

Arte & Cultura

Biodiversidade/Florestas

Cidadania Ambiental

Clima

Consumo Sustentável

Educação Ambiental

Energia

Lixo & Reciclagem

Mobilidade

Saúde & Bem estar

Tecnologia

Acesse nossoscanais


®2014. GREEN NATION. Todos os Direitos Reservados.