GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Water & Oil


80 milhões de litros do combustível fóssil foram derramados no mar desde que uma plataforma da BP explodiu, em 22 de abril, ameaçando com uma catástrofe ambiental e econômica centenas de quilômetros de costa nos Estados Unidos. A última tentativa de vedar o vazamento feita pelos engenheiros da BP foi bombear 30 mil barris de fluidos pesados pelo oleoduto danificado no fundo do mar. A Operação Top Kill, no entanto, foi considerada incapaz de resolver o problema no sábado. Ao ser questionado sobre o que havia impedido o sucesso da Top Kill, o chefe de operações da BP, Doug Suttles, disse não saber explicar: “Não temos claro. Não fomos capazes de conter permanentemente o fluxo”.

O desastre no Golfo do México foi histórico, apesar de não ter sido o maior derramamento de petróleo de todos os tempos, sua dimensão política e midiática, ainda mais em tempo de conscientização ambiental, foi catastrófica.

As imagens veiculadas incessantemente nos meios de comunicação chocaram os espectadores da tragédia:



Porém, esse acontecimento lamentável serviu de inspiração para o fotógrafo Steven Meisel, da Vogue italiana, fotografar Kristen McMenamy em um protesto e manifesto de conscientização artística sobre o ocorrido no Golfo do México.

No ensaio, Kristen representa “o sobrevivente”, enquanto Meisel questiona através de cada fotografia o horror daquela situação.

Batizado de “Water & Oil”, o editorial já causou muita polêmica. De um lado há os que acreditam que as fotos apenas querem glamurizar uma das maiores tragédias ambientais. De outro há os que pensam que a moda pode ser política e tratar de temas controversos.
Confira as fotos e tire suas conclusões:

 

 

 

 

 

fontes: Beautylidade Pública; Zebrando


 


22 de dezembro de 2010