Video propõe reflexão crítica sobre ingredientes de sucos infantis

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

O vídeo Agite(-se) antes de beber, produzido pelo Idec com apoio da Oxfam International, foi lançado nesta quinta-feira (6/2) em uma página especial no portal do Instituto e também no Youtube. A iniciativa surgiu por conta da preocupação do Idec com as bebidas que as pessoas estão consumindo. Os sucos e néctares industrializados têm sido anunciados e escolhidos como opções mais “saudáveis” e práticas para o consumo diário, inclusive para o lanche das crianças.
 
“Descobrimos na pesquisa  publicada na Revista do Idec de fevereiro de 2014, que as porcentagens de frutas em néctares são baixíssimas, e em alguns caso, menores do que o mínimo exigido por lei, enquanto a quantidade de açúcares são altíssimas”, explica a nutricionista do Idec, Ana Paula Bortoletto Martins. Além da composição nutricional os rótulos destas bebidas dificultam muito o acesso à informação seja por conta das letras pequenas ou dos nomes desconhecidos por grande parte da população.
 
O vídeo de cinco minutos mostra a reação de quatro crianças com idades entre 6 e 12 anos lendo o rótulo de bebidas que elas costumam beber, depois vendo o quando realmente de fruta tem naquelas bebidas e, por fim, a opinião dos pais aos descobrir com os filhos que a maioria dos néctares tem bem menos fruta do que o esperado.
 
Juntamente com o vídeo o Idec disponibiliza aos consumidores um especial em seu portal com dicas, publicações de referência e o que diz a legislação brasileira sobre o assunto. Dessa forma todos podem ficar de olho e exigir uma melhor qualidade nutricional dessas bebidas bem como procurar outras alternativas.

Veja o vídeo

Mais informações

Fonte:
IDEC
 

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário