Veja quais são as novidades que tornam o novo Maracanã um estádio sustentável

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

Amanhã, dia 27 de abril, estréia o novo Maracanã. O estádio, que sediará competições importantes como a Copa das Confederações, a Copa do Mundo e as Olimpiadas, ficou fechado para receber reformas durante 2 anos e meio e recebeu diversas modificações para se tornar mais sustentável. Veja as principais:

1 – Painéis fotovoltáicos: Instalados na cobertura, os painéis vão captar a energia solar que servirá de aquecimento para as duchas e torneiras dos vestiários dos atletas e torcedores.

2 – Sistema de drenagem: Vai receber a água das chuvas e direcioná-las para uma grande cisterna. Dali elas poderão ajudar na irrigação do gramado e em outros usos. Com isso, haverá 45% de economia de água utilizada na preservação do campo de jogo.

3 – Nova cobertura translúcida: Aprovada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) por não descaracterizar a construção original. Ela escoará para que sejam armazenadas e reutilizadas e diminuirá o uso de energia elétrica, por causa de uma incidência maior de luz solar.

4 – Sistemas hidráulicos e elétricos mais modernos: Vão permitir ganhos de eficiência. O novo Maracanã gastará 5% menos de energia, ao adotar a automação e controle de elevadores, escadas rolantes, ventilação e iluminação. Haverá 23 mil luzes de Led. A modernização da parte hidráulica também economizará 25% do consumo de água.

Fonte:
Istoé   /   Fecomercio

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário