Unidos de Vila Isabel campeã do grupo especial

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

 

“A Vila canta o Brasil celeiro do mundo – água no feijão que chegou mais um”, com esse tema o Grêmio Recreativo de Escola de Samba Unidos de Vila Isabel conquistou o 1º lugar do desfile do grupo especial das Escolas de Samba do Rio de Janeiro. Na letra o samba fala sobre agricultura familiar e pequenos produtores.

O samba enredo, de autoria de Martinho da Vila, Arlindo Cruz, André Diniz, Leonel e Tunico da Vila, foi puxado por Tinga. Ao todo, o desfile contou com a participação de 3700 pessoas, distribuidas em 31 alas, com sete carros alegóricos e dois tripés. 

 
Movimentos sociais elogiaram o tema e a letra do enredo, mas, apesar da riqueza do tema, repudiaram em carta o patrocínio da Basf à escola. As críticas alegam um conflito de interesses entre o enredo e os negócios da BASF, multinacional, representante do agronegócio, maior empresa química do mundo e a terceira que mais vendeu agrotóxico no Brasil.

A polêmica ganhou força na rede. Segundo o escritor Luiz Ricardo Leitão "O patrocínio da Basf, na verdade como o de tantas outras empresas, se dá pela voracidade com que eles nesse momento estão buscando se representar no imaginário nacional.".

 
Críticas a parte, a escola trouxe um tema relevante para o desfile e o executou com primazia levando o primeiro lugar.
 

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário