GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Um litro de cerveja produzido significa 155 litros de água gastos


Quando consumimos algum produto industrializado, consumimos também, não raramente sem saber, milhares de litros de água. No caso da cerveja, se faz necessário calcular toda água necessária ao longo da cadeia produtiva tanto do líquido quanto da embalagem.

O Brasil é um dos grandes exportadores da "água virtual" do mundo. Vendemos muita matéria prima que necessita de nossa água para ser cultivada. A agricultura responde por cerca de 60% da água consumida no país. Além de exportar "água", nossos recursos hídricos abastecem o consumo interno. Cada brasileiro consome em média por dia cerca de 3780 litros de água.

Parece impossível consumir tanta água em um só dia mas, após entender as necessidades da cadeia produtiva, a afirmação pode ser justificada rapidamente. Alguns elementos considerados básicos na alimentação tradicional do brasileiro, como o arroz, o feijão e a carne estão entre os que mais necessitam de água em sua produção. Conforme o estudo “Recursos hídricos: Questões Agrícolas e Ambientais”, publicado na revista Bioscience, em 2004, são necessários 1.600 litros de água para produzir um quilo de arroz. A mesma publicação informa que um quilo de carne bovina pode chegar a consumir 43 mil litros de água.

Fonte:

Ciclo Vivo


18 de março de 2013