GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Tudo se aproveita quando o olhar é artistico


Olhar artistico parece vir de berço, mas bons exemplos não tem hora para serem seguidos. A ideia de reaproveitamento esta aos poucos chegando na mente da sociedade, graças a  pessoas como a designer brasileira Valesca Bender.

Uma vez o pneu da bike da artista furou e quando ela chegou na borracharia  se deparou com uma enorme pilha de pneus jogados. Nesse momento ela questionou o que seria feito com o material e o borracheiro alegou que seria descartado no lixo comum.

A partir disso, vieram ideias de como aproveitar toda aquela sucata. Criativa desde a juventude, Valesca se formou em designe de jóias e teve a oportunidade de testar vários materiais. Ela também desenvolveu móveis, como a cadeira EcoHelp. O assento e encosto do móvel são confeccionados com pneus de bicicleta reciclados.

As peças “Pendente Mix” e o anel e pingente “Equilíbrio” são feitos de madeiras descartadas de marcenaria e prata reciclada. As joias foram destaque no concurso Joias do Brasil, em 2007, não só pela beleza das peças, mas também pela técnica de confecção.

Saiba mais:
Valesca Bender


07 de dezembro de 2011