Trabalho de conscientização ambiental com turistas em Aldeia Velha mobiliza jovens do povoado

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

 

Por Raquel Torres

A partir de setembro, todo visitante que passar fins de semana e feriados em Aldeia Velha, no estado do Rio de Janeiro, será recebido por um grupo de jovens responsáveis por dar uma mensagem de boas vindas e apresentar maneiras de conservar as riquezas naturais do povoado, que tanto atraem turistas à região. Trata-se do Grupo de Elite Ambiental de Aldeia Velha, que começará suas atividades após mais de dois meses de treinamento.

O projeto conta com o apoio da Associação de Moradores local, e seu presidente, Mathias Netto, ressalta a importância de as crianças participarem do desenvolvimento turístico da área. “Nossa idéia é a de multiplicar essas ações. Esperamos que, a partir do trabalho realizado por esse grupo, outros jovens e adultos vejam os progressos e se interessem também pelo tema”.

A idéia é bastante simples, mas seu alcance é longo, como explica o idealizador do projeto, Luiz Nelson: “Este é um projeto único no estado do Rio de Janeiro e acreditamos que, a partir da conscientização ambiental realizada por esses alunos, começaremos a nos preocupar com a coleta seletiva de lixo, com a potabilidade das águas dos rios e com a promoção de saúde”.

 

Engajamento dos jovens

Os membros do grupo também visualizam um futuro promissor. Para Cíntia Almeida, de 12 anos, a expectativa é a de que se consiga não apenas evitar a depredação futura, mas também começar a recuperar áreas já degradadas. “Aldeia Velha é linda, mas por conta do desrespeito e do lixo há situações que dão até vergonha. Há um rio perto da escola, por exemplo, que até pouco tempo atrás me cobria inteira, e agora a água bate na minha canela. Está totalmente assoreado”, diz a estudante. “A quantidade de lixo que encontramos pelas ruas é enorme e vi que precisava entrar no Grupo porque quero encontrar uma maneira de evitar isso”, completa Luciana Barros, de 11 anos.

Os jovens integrantes afirmam que uma das razões para o surgimento de problemas como esse é justamente a falta de conscientização de turistas que visitam a área – daí a importância de conversar com eles assim que chegam ao local. “E não estamos falando só de lixo: a poluição sonora nos fins de semana também é muito grande. Há muitos turistas que param seus carros nas rua com som em volume altíssimo, atrapalhando quem mora ao redor”, conta Cíntia.

Presença de autoridades: uma vitória importante

Luiz Nelson acredita que uma grande virtude para o bom funcionamento do projeto é a presença da Guarda Municipal e da Defesa Civil do município de Silva Jardim, do qual Aldeia Velha faz parte. Viaturas de ambas acompanharão o Grupo em suas atividades. “O fato de estarmos lá, organizados, passa uma sensação de segurança para o próprio turista”, diz o subsecretário da Defesa Civil, Edmilson Martins. O comandante da Guarda Municipal Gilberto Andrades completa: “Nossa presença é garantia de segurança também para os próprios jovens”.
 

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário