Tokelau é o primeiro país do mundo movido somente a energia solar

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

 

Arquipelágo no Pacífico Sul deixou de depender de diesel importado e obtém sua energia de 4 mil painéis solares instalados em três atóis.
O arquipélago de Tokelau, no Pacífico Sul, tornou-se o primeiro país do mundo a adotar um sistema de energia totalmente renovável através da luz solar. Para obter a independência total de diesel importado, foram instalados no país cerca de 4 mil painéis solares nos três atóis que formam o arquipélago: Atafu, Nukunonu and Fakaofo.

Com um investimento de US$ 7 milhões (R$ 14 milhões), o projeto foi financiado pela vizinha Nova Zelândia, que administra o território. “O Projeto de Energia Renovável de Tokelau é pioneiro no mundo. Os três principais atóis do arquipélago agora tem capacidade solar suficiente, em média, para suprir suas necessidades energéticas” – afirmou o ministro de Relações Exteriores da Nova Zelândia, Murray McCully.

Para o coordenador do projeto, Mike Bassett-Smith, a iniciativa é de grande importância para o arquipélago, pois oferece uma melhora significativa no bem-estar de sua população.

O arquipélago de Tokelau está localizado entre a Nova Zelândia e o Havaí. Grande parte dos ambientantes vive da agricultura de subsistência, mas muitos acabam indo morar na Nova Zelândia ou na Samoa.

Fonte:
Último Segundo
 

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário