Todo o dia é Dia de Proteção às Florestas

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

Preservar as florestas é garantir que as nossas presentes e futuras gerações permaneçam vivas no planeta. Elas fazem parte do o ecossistema mais rico em espécies animais e vegetais e a sua destruição causa erosão dos solos, degradação das áreas de bacias hidrográficas, perdas na vida animal (quando o seu o habitat é destruído, os animais morrem) e perda de biodiversidade.

O Dia de Preservação às Florestas foi criado com o propósito de conscientizar a população brasileira da necessidade de manter e recuperar as áreas verdes devastadas, principalmente por fatores não naturais (atividade humana), como especulação imobiliária, abertura de estradas e espaço para a agricultura.  A intenção é mostrar que o "desenvolvimento" a qualquer custo é um inimigo das florestas, e que é possível sim construir um país de forma sustentável, através de leis rígidas que combatem a devastação em massa e garantem o replantio das áreas afetadas.

Em homenagem ao Dia de Proteção às Florestas, comemorado todo ano no dia 17 de julho, o Green Nation selecionou movimentos e ações que até hoje fazem a diferença.

Vamos preservar juntamente com:

Floresta Faz a Diferença


O Comitê Brasil em Defesa das Florestas e do Desenvolvimento Sustentável é um movimento formado por cerca de 200 organizações da sociedade civil brasileira contrárias ao PLC 30/2011, aprovado pela Câmara dos Deputados. Lançado em 07 de junho de 2011, o Comitê pretende mobilizar os brasileiros a apoirem a aprovação de uma lei que: Garanta efetivamente a conservação e uso sustentável das florestas em todos os biomas brasileiros, trate de forma diferenciada e digna agricultores familiares e populações tradicionais; garanta a recuperação florestal das áreas ilegalmente desmatadas, reconheça e valorize quem promove o uso sustentável; contribua para evitar desastres ambientais e ajude a garantir água de boa qualidade para as cidades; acabe de vez com o desmatamento ilegal.


Projeto Nossas Árvores – Green Nation Fest

Evento promoveu o apadrinhamento de árvores que foram plantadas no Parque Natural Municipal do Grumari. Todos que permaneceram  no Green Nation Fest apadrinharam uma espécie e contribuirão para a recuperação desta bela área.

 

Fundação Bradesco

A escola estimula seus alunos a rever suas atitudes e postura em relação à sustentabilidade do planeta. Uma das ações é o funcionamento de miniviveiros de produção de mudas nativas para apoiar o resgate da natureza e disseminar conhecimentos que contribuam para preservar o meio ambiente. Graças à iniciativa, mais de 300 mil mudas foram produzidas pelos alunos e doadas a órgãos públicos, ONGs, pequenos produtores e comunidade em geral.

 

Programa O Homem e a Biosfera (MaB) – da Unesco


O projeto acrescentou recentemente 20 novos sítios para a Rede Mundial de Reservas da Biosfera (WNBR, na sigla em inglês). A decisão foi tomada no início de julho de 2012, em Paris.  As Reservas da Biosfera são áreas designadas pelo programa O Homem e a Biosfera para servir como locais para testar diferentes abordagens à gestão integrada dos ecossistemas terrestres, de água doce, recursos costeiros e marinhos e da biodiversidade

 

Brasil com Florestas – mobilização online do Greepeace
O objetivo do Dia de Mobilização Online pelas Florestas é aumentar o número de  assinaturas para o projeto de lei de iniciativa popular pelo Desmatamento Zero. Ela terá início às 15 horas e se estenderá até as 22 horas. Desde março de 2012, quando a campanha foi lançada, mais de 380 mil pessoas assinaram a petição. Até o fim de 2013, espera-se chegar à marca de 1,4 milhão de assinaturas.

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário