GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Telhado Verde


O telhado verde, também conhecido como ecotelhado, é um jardim suspenso, que utiliza grama ou plantas. Ou seja, uma cobertura vegetal que pode ser instalada tanto em prédios como em telhados convencionais, como o de telha cerâmica ou fibrocimento.
Os telhados verdes ganharam muita importância nos centros urbanos trazendo benefícios como:
Aumento da biodiversidade;
Aumento da retenção da água da chuva na fonte (drenagem urbana);
Redução da emissão de carbono, atenuante da poluição do ar;
Diminuição da temperatura do micro e macro ambiente externo;
Conforto térmico e acústico para ambientes internos;
Contribui para a maior durabilidade dos prédios, pois diminui a amplitude térmica;

Mas pra quem acha que é só encher o telhado de mato, se engana. Existem três técnicas especificas para se construir os telhados verdes.

O sistema modular, é um sistema de telhado verde composto por módulos já vegetados colocados lado a lado sobre uma membrana anti-raízes e uma membrana para a retenção de nutrientes.
Este sistema pode ser colocado sobre praticamente qualquer tipo de telhado ou laje.
O telhado vivo se constitui aqui de plantas adaptadas a solos rasos, resistentes a estiagem, de baixa manutenção. Não é recomendável o telhado de grama por sua alta exigência de água.

Já o sistema alveolar, possui membrana anti-raízes e membrana alveolar. Retem água e por baixo forma canais drenantes; possui membrana de retenção de nutrientes; evita a erosão, evita a compactação e faz a aeração do substrato.
No Sistema Alveolar podemos utilizar uma diversidade maior de plantas, inclusive espécies nativas. Nele se pode utilizar o telhado de grama, pois os alvéolos da membrana retêm maior quantidade de água.

No sistema Laminar, a característica principal é
utilizar uma lamina d'água sob um piso elevado feito de módulos de sustentação. Essa lâmina garante suprimento de água, e só deve ser utilizado em telhados planos. Exponencia os benefícios de retenção de pluvial e conforto térmico.
É ideal para o telhado de grama. Pode-se outras variedade de forrações e pequenos arbustos. Este sistema permite também a purificação de águas cinzas para reutilização em prédios.

É isso, existem varias maneiras para construir sem destruir, você conhece outras técnicas? Tem curiosidade sobre arquitetura sustentável? Comente, pergunte e questione!

Saiba mais sobre telhados verdes, como construir, aonde encontrar, mais benefícios em:

Ecotelhado

Planeta sustentável


25 de agosto de 2010