GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Tela Verde prorroga o prazo para cadastro de espaços exibidores


O Ministério do Meio Ambiente (MMA) ampliou, para 28 de fevereiro, o prazo para o cadastramento de instituições interessadas em serem espaços exibidores dos vídeos socioambientais da 5ª Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente - Circuito Tela Verde. Para participar, basta acessar o link e preencher o formulário.

Na última edição, participaram mais de 1,5 mil espaços exibidores espalhados em todo País. No entanto, mesmo que a instituição já tenha sido espaço exibidor em edições passadas, é necessário que ela se cadastre novamente, preenchendo o formulário. Cada espaço cadastrado receberá um kit com os vídeos selecionados, um guia de orientação para organização da Mostra, cartazes com a sinopse dos filmes e com identificação dos espaços exibidores.

O diretor do Departamento de Educação Ambiental (DEA) da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental (SAIC), do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Nilo Diniz, afirma que a expectativa é aumentar o número de espaços, ampliando a quantidade de expectadores e, assim, “promover mais debates socioambientais no Brasil motivados pelos conteúdos dos vídeos”.
 

O MMA divulgará, após o encerramento do prazo de inscrições, a lista dos espaços cadastrados. A 5ª Mostra está prevista para ser lançada na semana do meio ambiente, comemorada em junho. O Circuito Tela Verde é uma iniciativa dos ministérios do Meio Ambiente e da Cultura, por intermédio da Secretaria do Audiovisual.


Essa iniciativa atende à demanda por materiais pedagógicos multimídias sobre a temática socioambiental. O objetivo é divulgar e estimular atividades de educação ambiental, participação e mobilização social por meio da produção independente audiovisual, no contexto da educomunicação.

Os vídeos divulgados na Mostra trazem temas como separação do lixo, reciclagem, consumo sustentável, biodiversidade, conservação de parques nacionais. São feitos em formatos variados, desde curtas, vinhetas e até animações. São produzidos a partir de filmadoras, câmeras de celular, digitais ou qualquer outro equipamento que capture imagem e som. As edições anteriores já exibiram mais de 190 filmes para quase 400 mil pessoas.
 
Saiba mais sobre o evento em MMA.


31 de janeiro de 2014