GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Tecnologia transforma lixo orgânico em adubo e energia



Já pensou na possibilidade de aproveitar restos de comida na produção de adubo e energia? Essa é a intenção de uma pesquisa da Fundação Osvaldo Aranha (UniFoa), em parceria com a prefeitura de Volta Redonda, sul fluminense, o Instituto de Pós-Graduação em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ) e o governo do estado.

Através das sobras descartadas por um restaurante popular do Rio de Janeiro, estudantes de engenharia ambiental junto com o coordenador do curso da Unifoa, Roberto Guião,  misturam restos de comida  com o resultado de podas e  vegetais em um processo de compostagem ( decomposição de materiais orgânicos para transformá-los em adubo por meio da atuação de bactérias que também geram calor).

De acordo com Guião, o processo de compostagem é realizado há muitos anos e a nova meta é transformar essa técnica em energia para aquecer a água." Já conseguimos 30 graus Celsius de ganho de água em relação à temperatura ambiente. Ainda é pouco para manter uma residência ou estabelecimento aquecido, mas já poderia poupar energia, e a pesquisa ainda está em curso. Os resultados são promissores”- disse.

Fonte:
Exame


30 de maio de 2012