Tecnologia para o meio ambiente

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

Os recursos tecnológicos disponíveis hoje no mercado nos permitem obter informações no celular ou tablet que antes dependiam de laboratórios e especialistas. No universo das tecnologias em prol do meio ambiente, essa lógica não é diferente. Novos aparelhos que podem ser conectados com dispositivos móveis já possibilitam medir o nível de substâncias nocivas no ar, poluião da água e até radioatividade.

Essas inovações não são apenas um luxo da alta tecnologia. Sua funcionalidade pode alterar de maneira positiva a vida de pessoas com problema respiratório ou que moram em áreas onde não existe tratamento da água. Além disso, a facilidade em obter essas informações com rapidez e eficiência, torna possível o monitoramento constante de determinada região, agilizando a identificação dos problemas.

Confira a lista dos 10 sensores ambientais mais interessantes:

1. AirBot

O AirBot é um “robô contagem de partículas”, desenvolvido pela Carnegie Mellon University, que monitora poluentes transportados pelo ar que podem causar problemas respiratórios como asma. É de bolso para que as pessoas possam utilizar em qualquer lugar para manter o controle de partículas que podem causar problemas respiratórios. Seis protótipos já foram construídos eo laboratório pretende diponibilizar para o mercado no próximo ano, ao preço de US$ 99.

2. WaterBot

Também desenvolvido pela Carnegie Mellon, o WaterBot realiza testes de qualidade da água. Uma extremidade pode ser mergulhado em uma fonte de água, como um lago ou rio e então ele irá fazer upload de dados de poluição para a web através de um módulo ZigBee-instalado de modo que todos os que vivem perto da referida fonte de água possam se manter informados. De acordo com o website WaterBot, os dados são “recolhidos a uma frequência elevada, o que permite a detecção de eventos que são invisíveis a outros tipos de sensores.”

3. Sensordrone

Lançado por uma campanha de sucesso da Kickstarter, o Sensordrone é uma ferramenta que pode perceber muitas coisas em seu ambiente, incluindo gases, temperaturas, umidade, sempre conectado ao smartphone. O usuário executa aplicativos específicos para cada tipo de teste. Basta sincronizar o dispositivo com o seu smartphone e escolher as informações que interessam.

4. Lapka Environmental Monitor

O Lapka é um conjunto de sensores ambientais que se conectam em seu iPhone para detectar radiação eletromagnética, nitratos em alimentos crus, temperatura e umidade. Isso significa que, além dos dados ambientais, o aparelho pode identificar se um alimento é orgânico.

5. Sensaris
Desenvolvido para ser utilizado no pulso, o sensor dá medições da qualidade do ar instantâneas. Os sensores podem usar Bluetooth para enviar dados para telefones celulares, tornando a transmissão de dados mais fácil.

6. Air Quality Egg

Embora não caiba  no seu bolso, o ovo é um sensor ambiental para casa que reúne leituras de alta resolução de NO2 e concentrações de CO em qualquer lugar. O dispositivo consiste em um sistema de sensores que fica ligado na parede externa da casa e se comunica sem fio para o interior da estação, que transmite os dados para airqualityegg.com onde tudo é mapeado para qualquer usuário obter leituras de qualidade do ar em sua cidade, região ou mesmo do mundo.

7. Electronic Nose Sensor

Esta tecnologia ainda não está disponível no mercado, mas tem enormes potenciais para aplicações no ambiente, na saúde humana e na segurança nacional. Desenvolvido pela Universidade da Califórnia, Riverside, o “nariz eletrônico” é um dispositivo multi-sensor capaz de detectar pequenas quantidades de produtos químicos perigosos no ar como pesticidas, emissões de combustão, fugas de gás, e agentes químicos de guerra. O sensor ainda prevê a futura incluisão de Bluetooth e Wi-Fi para que ele possa carregar automaticamente e sincronizar os dados encontrados.

8. PressureNet

PressureNet é um aplicativo Android que mede a pressão atmosférica, e fornece essas medidas para os cientistas que, por sua vez usam para entender melhor o que está acontecendo com o clima. O aplicativo utiliza sensores atmosféricos que já estão em muitos telefones Android. A informação vai para um site onde ela pode ser usada para fazer melhores previsões meteorológicas ou para auxiliar nos estudos que procuram o efeito da pressão atmosférica em outros sistemas ambientais.

9. Broadcom Microchip

O chip pode receber sinais de satélites de navegação global, torres de telefonia celular e Wi-Fi hot spots, também de entrada de giroscópios, acelerômetros, contadores de passo, altímetros e sensores de pressão atmosférica, tudo o que poderia dar aos cientistas dados preciosos para monitorar e mediar poluentes e outras ameaças ambientais.

10. iGeigie

Desenvolvido após o desastre de Fukushima, no Japão, o iGeigie é a contador Geiger portátil, adaptado para iPhone. Chamando o telefone, os usuários podem ouvir os cliques que indicam a quantidade de radiação na área. O principal objetivo dos desenvolvedores é criar uma rede de sensores de radiação nuclear, onde os dados podem ser mapeados e grupos do governo, ONGs e cientistas cidadãos poderiam ser fontes certificando-se de que nenhuma área potencialmente afetada fique de fora.
 

Saiba mais sobre os aparelhos em TreeHugger.

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário