Tecnologia contra o desperdício de alimentos

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

Estudo realizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) mostra que todos os anos boa parte dos alimentos produzidos no Brasil vão a para o lixo, em especial os que ficam guardados nas geladeiras. Com a intenção de reduzir esse problema, programadores criaram sites e aplicativos para celular com serviços para acabar com a indústria do desperdício.

São diversos programas que podem calcular a quantidade de ingredientes de acordo com a quantidade de pessoas a serem servidas, que fazem listas de alimentos que estão próximos do vencimento e sugerem pratos com base na lista de compras para aproveitar tudo até o fim da validade.

Para a chef de cozinha Vivi Araujo, consultora do Crudo Casa Hotel em Salesópolis (SP) e autora do blog e programa “Pé na Cozinha”, utilizar o aplicativo internacional Love Food, Hate Waste reduziu bastante a quantidade de lixo orgânico em sua casa.  “Podemos calcular as quantidades com bastante precisão; facilita as compras e dá muitas ideias de receitas com itens que você já tem em casa” – diz.

No Brasil exitem dois bastante conhecidos, como o Boa Lista e o Meu Carrinho.  Estes ajudam a organizar as compras e a comparar preços. Já o site Igluu, por exemplo, monta cardápios semanais de acordo com as preferências do usuário, e aproveita os ingredientes em mais de um tipo de prato.

De acordo com Ana Wilheim, diretora executiva do Instituto Akatu pelo consumo consciente, produzir embalagens com tamanhos economicos pode ajudar também a  evitar o desperdício. Ela alega que a quantidade de pessoas morando sozinhas está aumentando e por isso elas poderiam se beneficiar de produtos vendidos em porções menores. “Além disso, não temos o hábito de fazer as compras visando o cardápio da semana e falta conhecimento para aproveitarmos todas as partes do alimento, como a casca do abacaxi, por exemplo” – ressalta.

Fonte:
ISTOÉ
 

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário