GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Tecnologia absorve óleo de água sem aditivos químicos



Cientistas da Universidade de Michigan criaram uma tecnologia capaz de limpar água suja por óleo, sem a utilização de produtos químicos. Diferente dos modelos tradicionais, a inovação é uma mistura de uma borracha de polímero e uma nova nanopartícula, desenvolvida com o apoio do Laboratório de Pesquisas da Força Aérea Norte-Americana.

De acordo com os pesquisadores, o filtro permite apenas  a passagem da água e tem se mostrado bem eficiente. Para realizar os testes, os cientistas aplicaram o material em soluções que continham misturas de água, óleo e emulsões. O experimento foi um sucesso, pois a eficiência do material chegou a 99,9%, mesmo em diferentes situações. “Esta é uma das maneiras mais barata e mais eficiente energeticamente para separar o óleo em misturas com água. Isso nunca foi demonstrado antes” -  explicou o pesquisador Anish Tuteja.

Para os cientistas,  a tecnologia pode ser uma boa alternativa para limpar locais após acidentes petrolíferos, sem necessitar da adição de elementos químicos ou de alta pressão. Além disso, o sistema pode ser usado sem entupimentos por mais de cem horas.

Fonte:
Tree Hugger


29 de agosto de 2012