Técnica para tornar LED mais eficiente é descoberta por cientistas

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

Depois que as luzes de LED surgiram, mais econômicas e ecológicas que as fluorescentes, a promessa de um mundo mais sustentável parecia mais próxima. Agora, pesquisadores da Bélgica, França e Canadá conseguiram transformar o LED ainda mais ecológico. Para isso, grupo estudou a estrutura interna iluminada dos vagalumes, que são órgãos repletos de células bioluminescentes ao piscarem durante o ritual do acasalamento.

Durante os estudos, um padrão inesperado de escamas irregulares que melhoram o brilho das lanternas foi percebido pelos cientistas, e, a partir desse conhecimento, eles aplicaram a técnica ao design de um LED. O resultado foi a criação de uma camada externa para o diodo emissor de luz que imita a estrutura natural identificada no vagalume.

Os pesquisadores fizeram diversas simulações computadorizadas até encontrarem a melhor maneira de transmitir a luz. Nesse modelo, uma estrutura com bordas afiadas deixa passar mais luz, fazendo a extração de luz pelo LED aumentar em até 55%. Os cientistas afirmam que ele poderá ser facilmente aplicado no processo da fabricação dos próximos LEDs.

Fonte:
Ciclo Vivo

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário