Tainá 3: sustentabilidade que vai além do tema

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

O Green Nation conversou com Virginia Limberger, responsável pelo desenho de produção do filme “Tainá 3”, lançado há uma semana em todo o Brasil.

O longa conta a história de uma índia órfã criada por um pajé que defende seu povo contra piratas da biodiversidade. É o último filme da trilogia Tainá que conscientiza crianças e adultos sobre a necessidade da preservação das florestas.

Virginia esclareceu que as conexões com a sustentabilidade vão além do tema. A escolha da protagonista foi realizada a partir de seleção que envolveu mais de 2.200 crianças com características indígenas de toda a Região Amazônica. Entre as crianças inscritas, venceu Wiranu Tembé, com apenas cinco anos.

Wiranu é uma menina índia, legítima representante do Povo Tembé e natural da Aldeia Tekohaw, situada às margens do Rio Gurupi, na Terra Indígena Alto Rio Guamá, no município de Paragominas (PA).

Garrafas PET usadas durante a filmagem foram reaproveitadas em escolas locais. O povo Tembé foi capacitado para produzir sementes e mudas certificadas. Os produtores do filme realizaram convênios com diversas empresas, Embrapa e Secretaria do Meio Ambiente do Pará e essas conexões viabilizam venda das sementes e mudas. Este projeto de sustentabilidade socioambiental será uma ação continuada e beneficiará os Tembés a longo prazo.

Outra providência sustentável é a criação de um corredor verde que une uma ponta a outra do município de Paragominas (PA). Milhares de mudas plantadas virtualmente por internautas no site do filme serão plantadas de verdade nesse lugar. A primeira leva de 1.500 mudas foram plantadas por estudantes na Escola da Floresta, em Alter do Chão e outras 3.500 foram plantadas pela comunidade local em área na Vila Tauari, dentro da Floresta Nacional do Tapajós.

A equipe do Green Nation conversou com Virginia sobre a importância da existência de filmes infantis brasileiros. “Precisamos de heróis e heroínas brasileiros para motivar nossas crianças”, afirmou. Tainá 3 valoriza nossos índios, sua cultura e seus valores além de promover a força da união de pessoas de diferentes cores e classes.

Virginia Limberger trabalhou em todos os filmes da trilogia Tainá. Ela recebeu “formação ecológica” em casa. Seu pai a ensinava, através da prática, lições sobre alimentação saudável e preservação ambiental.

Para ela, trabalhar com algo que incentive a preservação ambiental entre crianças é uma oportunidade muito especial que converge com seus valores pessoais.

Mais informações:

Site Tainá

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário