GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Sustentabilidade Musical


Alguns ainda não conhecem, mas o movimento Grito do Rock já é realizado em quase todos os cantos do país e vem ganhando força e brigando pela música independente. Além de produzir shows e eventos culturais, o projeto também é incentivador de novas ideias, proporciona debates e seminários voltados para o mundo da música.

 
O Grito do Rock Pernambuco foi além, em suas recentes programações os organizadores elaboraram uma mesa para discutir sustentabilidade. O tema do debate foi “sustentabilidade do mercado autoral”, e contou com os músicos Zé Rocha e Cannibal (Devotos), Roger de Renoir como apresentador, e também com Bruno Nogueira, jornalista cultural. 
 
No debate Bruno apresentou as três metas para a sustentabilidade musical. Sua abordagem permeia toda a cadeia produtiva da música, com destaque para os processos de comunicação e a postura dos próprios envolvidos nesse mercado. A tabela explica o processo de produção musical e indica caminhos sustentáveis.
 
 
[cadeia+produtiva.png]
 
No Blog do jornalista está toda a fala dele no debate, explicando as metas para se chegar à sustentabilidade musical, vale a pena conferir e aplicar.


23 de maio de 2011