GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Sustentabilidade em casa


 

Consciência ambiental e pequenos ajustes, foi assim que o empresário alemão Hans Rauschmayer, que mora há dez anos no Brasil, montou sua casa em Santa Teresa. Seu objetivo ao comprar o imóvel era gastar menos e economizar água.
 
À partir dessa premissa, ele instalou no telhado uma caixa que recebe a água através de uma rede de abastecimento. Canos a levam até placas coletoras pintadas de preto para absorver calor. E então a água sobe aquecida. '"No inverno, a temperatura da água chega a 45 graus. O reservatório é grande o suficiente para dez banhos diários" - disse Rauschmayer, que gastou cerca de R$ 700 na estrutura.
 
Outra ideia do empresário para economizar água foi aproveitar a chuva. Ele também instalou no telhado calhas que transportam água da chuva para um reservatório no quintal. De lá, ela é distribuída para os sanitários,além de servir para regar o jardim.
 
Para Rauschmayer, que atua como consultor na área de energia solar, os sistemas instalados são viáveis do ponto de vista financeiro. "Em menos de um ano, o investimento é recuperado. O custo de manutenção é baixíssimo, basta limpar as caixas e pintar os coletores de preto a cada dois anos"- explicou o alemão, que também pretende futuramente instalar uma placa para gerar eletricidade a partir da luz solar.
 
Fonte:


18 de maio de 2012