GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Supermercado americano não venderá mais peixe "insustentável"


 

Em homenagem ao Dia da Terra, 22 de abril, a rede de supermercados americana Whole Foods anunciou que irá parar de vender peixes e frutos do mar pescados de forma insustentável. A empresa se guiará por uma lista  que indica espécies ameaçadas criada pelo Blue Ocean Institute (Instituto Oceano Azul), organização do Aquário da Baía de Monterey, na Califórnia.
 
No documento, as espécies são classificadas em uma paleta de cores. A cor vermelha indica animais em perigo, que foram envolvidos em capturas acidentais, que vivem em regiões sofridas pela sobrepesca ou que apresentam métodos de cultivo prejudiciais ao meio ambiente.
 
Entre os frutos do mar apresentados com essa cor e que não serão mais vendidos estão os polvos, o alabote-do-atlântico e o bacalhau-do-atlântico. Para ocupar as prateleiras, a alternativa será oferecer bacalhau capturado com varas de pescar e alabote-do-pacífico.
 
De acordo com a coordenadora de qualidade de frutos do mar da Whole Foods, Carrie Brownstein, a intenção é ajudar a reverter os métodos de sobrepesca e captura acidental, para que a indústria pesqueira passe a ser mais sustentável.
 
Fonte:


05 de abril de 2012