GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Sopa de tubarão é retirada do cardápio chinês


Sopa de barbatana de tubarão não fará mais parte do cardápio chinês. Esta medida, anunciada na última terça-feira, 3,  é resultado de esforços dos departamentos financeiros para diminuir despesas com alimentos de luxo. Além disso, também destaca a ação de grupos ambientalistas que alegam ser contra o método de obtenção do paixe.

Ecologistas afirmam que para obter essas barbatanas, os pescadores pegam o tubarão e, quando não matam apenas para extrair essa parte, cortam esta extremidade e devolvem animal ao mar, que acabam morrendo por não poderem mais nadar. Para os ativistas, a iniciativa pode sensibilizar outros países, como por exemplo Hong Kong, que também comercializa as nadadeiras.

Considerado um prato caro, a sopa de barbatana de tubarão é servida em restaurantes frequentados pela elite chinesa e é frequentemente servido em grandes recepções e almoços de negócios importantes.  De acordo com o WildAid, uma organização de defesa dos animais, cerca de 70 milhões de tubarões são mortos anualmente por suas barbatanas, o que colocou sob risco a extinção de  17% das espécies conhecidas.

Fonte:
IG


04 de julho de 2012