Sistema inovador detecta incêndios a 15 km

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

Os incêndios florestais são das catástrofes naturais mais graves que Portugal tem enfrentado ao longo dos anos. Com o calor e a falta de chuva a probabilidade de ocorrer um incêndio aumenta.

As novas formas de combate aos incêndios florestais passam pela intervenção rápida durante a fase inicial dos mesmos, implicando a utilização de menos recursos humanos e materiais.

A empresa portuguesa NGNS – Ingenious Solutions inova neste setor, com a criação de sensores e câmaras de video-vigilância que ajudam na prevenção e combate a incêndios.

A NGNS criou um sistema de detecção e localização de fogos florestais que dispensa a observação humana, dado o seu carácter autónomo e automático, e possibilita uma diminuição considerável do tempo de reação de combate ao incêndio.

O Forest Fire Finder (FFF ou F3), é o único sistema mundial que permite a identificação de fogos florestais em menos de 5 minutos após o começo do foco de incêndio com dois Sistemas FFF, num raio de 15 km.

Para além de detectar incêndios, o Sistema FFF ainda recolhe dados atmosféricos, fornecendo informação valiosa para uma correta adaptação das técnicas de combate ao incêndio florestal.

Como funciona o Sistema FFF:

O Sistema FFF não se baseia em câmaras de vigiância. É “uma espécie de telescópio” programado para detectar fumaças e analisá-las quimicamente para saber a sua origem.

O sistema detetca o foco de incêndio e alerta automaticamente o centro de comandos da proteção civil, aqui os técnicos analisam as imagens de vídeo-vigilância em direto e alertam os bombeiros.

A Mata de Albergaria, por ter uma vegetação mais densa, tem instalado um sistema de detecção térmica em vez de detecção de fumaça, capaz de “encontrar” a ignição de um simples isqueiro a 2 km.

Fonte:
Noctula Channel

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário