Shopping em São Paulo gera quatorze toneladas de adubo e mantem horta no telhado

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

O telhado do Shopping Eldorado, localizado na Marginal Pinheiros (SP), ganhou vida. Alí foi construída uma horta adubada com composto orgânico produzido pelo shopping.

Ao todo são produzidas por mês quatorze toneladas de adubo a partir de restos das 10 mil refeições servidas na praça de alimentação. Além de beneficiar as hortaliças e legumes da horta do shopping, o adubo é oferecido para parceiros como é o caso do grupo “agricultores voluntários” que cultiva diferentes hortas urbanas na cidade de São Paulo.

Cerca de 25% de lixo ganha, com estas ações, um fim mais nobre: ou é reciclado ou vira adubo. Segundo profissionais envolvidos na iniciativa, os gestores do Eldorado pretendem economizar com a reciclagem e compostagem. Com a nova legislação em vigor, que prevê a logística reversa e maior rigor ao cobrar que empresas e pessoas reciclem e reduzam seus lixos, o que é investimento agora pode representar uma enorme economia em um futiro próximo.

Outra expectativa é a diminuição da temperatura interna do shopping resultante do crescimento das plantas. Com uma horta mais “madura” cria-se um microclima que pode refrescar o prédio.

Fontes:

Planeta Sustentável

Estado de São Paulo
 

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário