GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Sete construções inteligentes à prova de inundações


Emergency Land: um refúgio nas alturas

O projeto é uma cidade-conceito criada pelo sul-coreano Choi Jinman arquiteto e o estudante Ji Shim Yong. Trata-se de uma plataforma que se eleva sobre o mar, podendo abrigar até 11 mil habitantes. O projeto traria todas as funções (serviços, infraestrutura, comércio, etc) da ilha de  Tuvalu, mas dessa vez protegendo a todos de uma nova catástrofe.

Lilypad: a arca da salvação


Problemas climáticos tem deixado milhares de habitantes sem abrigo no mundo todo. Por essa razão o  visionário arquiteto belga Vincent Callebaut criou a cidade flutuante Lilypad. O complexo é formado por arcas, cada uma com capacidade de abrigar até 50 mil pessoas – quantidade semelhante ao número de habitantes da cidade portuária de Constitución, no Chile, que em 2010 foi invadida por uma onda de 8 metros, obrigando os moradores a deixar suas residências nas montanhasa.

Membrana protetora em NY


A elevação dos níveis dos mares é uma ameaça as cidades litorâneas. Visando resolver esse problema, os designers Tingwei Xu Zhang e Xie, da Universidade da Pensilvânia, nos EUA, projetaram uma rede de membranas que, ao saírem do chão como se fossem raízes de árvores, seriam capazes de absorver e desviar a água do mar para bem longe da cidade.

 

Conheça todas as construções aqui.

Fonte:
Exame


29 de maio de 2012