GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Selo de construção verde no Brasil


A primeira e mais disseminada certificação de “greenbuilding”, construção verde, está chegando ao Brasil.

Criada em 1992, a inglesa BREEAM (Building Research Establishment Environmental Assessment Method) já aprovou mais de 110 mil empreendimentos em vários países.

O primeiro representante latino-americano dessa lista deverá ser o condomínio Movimento Terras, em Petrópolis, RJ, idealizado pelo arquiteto Sergio Conde Caldas com os escritórios Levisky Arquitetos Associados, Miguel Pinto Guimarães Arquitetos e Bernardes e Jacobsen Arquitetura, além da construtora Concal e da arquiteta Viviane Cunha que hoje é única brasileira licenciada pela BREEAM para ser consultora do processo de certificação.

Martin Townsend, integrante do BREEAM, explica os benefícios do selo e da construção sustentável (vídeo em inglês):
 



O projeto vai colaborar para a tropicalização do selo, que poderá ter adaptações regionais. Entre as escolhas criteriosas da vila estão estrutura metálica, considerando percentual de aço reciclado, telhado verde, madeira certificada, aquecimento solar, captação de água da chuva e ênfase no conforto ambiental com luz natural e ventilação cruzada. Com áreas entre 350 e 400 m2, as oito casas têm conclusão prevista para junho.

 

fonte: Revista Sustentabilidade
 


25 de abril de 2011