GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Segundo painel dos seminários Green Nation Fest alerta sobre perigo da extração de gás e combustíveis fósseis


 

Alexandra Akira, executiva que promove diversas atividades pró sustentabilidade em Nova Iorque, apresentou dois convidados: o arquiteto Kevin Bone e o presidente da NYH2O, Kevin Levine.

Bone projetou imagens impressionantes que ilustram a dimensão dos danos causados pela indústria de combustíveis fósseis no Canadá e nos EUA. Trata-se de uma indústria que explora, gera um estado de prosperidade temporário e deixa contaminação por onde passa. Alertou que as descrições dos projetos divulgadas pelas empresas e pelo governo nem sempre retratam os riscos inerentes a essas atividades. Extrair petróleo em águas profundas não envolve somente equipamentos e o óleo que passa pelos tubos. Diversos elementos químicos maléficos à saúde das águas, dos animais e dos homens estão alí. Um exemplo é o Benzeno: cancerígeno. Segundo ele, uma operação como essa nunca é 100% segura. O mar é dinâmico, as condições mudam e acidente já deixou de ser excessão. Além disso, comprovou que um acidente continua causando danos após décadas de sua ocorrência. É o caso do derramamento ocorrido no Alaska há 20 anos.

Joseph Levine introduziu tema aparentemente árido e pouco conhecido: fraturamento hidráulico. É um método usado para extrair o gás Xisto que apresenta riscos de contaminação de lençóis freáticos que abastecem cidades. Nova Iorque está sob ameaça. Levine trabalha para esclarecer pessoas e mobilizar autoridades em prol da preservação da qualidade da água, principalmente de Nova Iorque, a partir da NYH2O (www.nyh2o.org).

No Brasil, esse tipo de atividade ainda é incipiente mas deve aumentar consideravelmente nos próximos anos. Levine citou a intenção do ministro Lobão em promover  extração de gás natural. Alertou para que fiquemos atentos aos perigos oferecidos por essa atividade. Devemos defender a qualidade dos recursos naturais de nosso país para garantir boa qualidade de vida.

Ambos terminam suas apresentações com o mesmo apelo: participação da sociedade civil para evitar enormes danos causados ao meio ambiente, às cidades e aos seres humanos pela extração de óleo e gás natural.

Levine no seminário Green Nation Fest


06 de junho de 2012