GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

São Paulo já tem mais de 40 mil biciclietas na Ciclofaixa de Lazer aos domingos


 

O cenário das bikes em São Paulo mostra-se animador. A prefeitura da cidade, com apoio de bancos privados, prevê o lançamento de um sistema de empréstimo de bicicletas, similar ao que já acontece no Rio de Janeiro. O projeto prevê 400 estações pela cidade, com 3.300 bikes disponíveis até 2015.
 
 
Apesar das novas medidas, o projeto já existe, mas em escala menor, somente em algumas estações de metrô. Outro componente deixa o cenário das bicicletas ainda mais positivo na cidade paulista: a Ciclofaixa de Lazer. Lançada em 2009, faz cada vez mais sucesso, percorrida por cerca de 40 mil pessoas. A faixa apresenta estrutura completa, com pistas boas e socorro mecânico. A Ciclofaixa integra áreas verdes da cidade, como o Ibirapuera e Villa-Lobos. Futuramente, o Parque do Chuvisco também fará parte deste projeto, que está se expandindo para novas regiões de São Paulo. 
 
 
Mas, São Paulo precisa investir mais nas ciclovias, tendo em vista o grande número de acidentes com os ciclistas. Só em 2010, foram 49 mortes, 11 a menos, comparado a 2009. Além dos ciclistas, técnicos de mobilidade urbana reivindicam o aumento de vias demarcadas – as ciclovias. A ciclovia da marginal Pinheiros ganhou mais cinco quilômetros em fevereiro, além de um novo acesso. As mudanças mostram que a utilização de bicicleta na cidade é crescente e bem aceita por moradores e turistas.
 
 
 


17 de maio de 2012