GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

São Paulo dá o exemplo


A WWF-Brasil e o governo do estado de São Paulo firmaram uma parceria que deve servir de exemplo para outros estados no país.

A parceria prevê a produção de um diagnóstico e de um atlas sobre as reservas particulares do patrimônio natural (RPPNs) em todo o estado. Elas são uma categoria de unidade de conservação prevista na legislação federal, possibilitando a criação de áreas de proteção ambiental em propriedades privadas.

Para Cláudio Maretti, superintendente de Conservação do WWF-Brasil, “Essas são ações importantes para se estabelecer um diálogo com os proprietários, levantar e organizar informações sobre as reservas e, assim, fortalecer sua integração aos sistemas estaduais e nacional de unidades de conservação”.

A ideia de trabalhar em conjunto também visa atingir as metas do Protocolo de Nagoya, sobre biodiversidade, no Estado. O tratado foi criado em2010 no Japão e assinado pelo Brasil. Para o Estado conseguir o resultado, será necessário ampliar as unidades de conservação - um dos objetivos é garantir que 17% dos ecossistemas estejam dentro de áreas protegidas.

 


Mais uma iniciativa que se fortalece com a parceria é o Pagamento por serviços ambientais, a medida beneficiará proprietários rurais que protegem nascentes e mananciais de abastecimento público. O governo estadual reservou R$ 3,15 milhões para a fase inicial do projeto Mina D’água, na qual estima-se que 3.150 nascentes sejam protegidas em 21 municípios, incluindo Assis, Cristais Paulista, Garça, Monteiro Lobato, Piracaia, Regente Feijó, São Bento do Sapucaí, Brotas, Colina, Eldorado, Guapiara, Guararapes, Ibiúna, Novo Horizonte,  Santa Fé do Sul e Votuporanga. Bertioga, Itapecerica da Serra, Santa Rosa do Viterbo, São João da Boa Vista e Ubatuba devem firmar parceria em breve.

Esperamos bons resultados dessa parceria que pode servir de exemplo e modelo para outros estados atingirem as metas de preservação do meio ambiente.
 

fontes: WWF-Brasil, Estadão


08 de fevereiro de 2011