Saiba quais são as 10 florestas mais ameaçadas do mundo

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

A organização Conservação Internacional acabou de concluir um estudo que fala sobre os níveis de ameaça que as áreas florestais estão sofrendo, enumerando também as 10 que estão mais ameaçadas. Todas as florestas que estão no ranking já perderam, pelo menos, 90% de sua área florestal original, e isso é ainda preocupante pelo fato de que elas abrigam, pelo menos, 1500 espécies endêmicas, que nunca sobreviveriam em outro lugar, se não ali.

Veja o Ranking:

1 – Regiões da Indo-Birmânia (Ásia – Pacífico): Grande parte foi depredada para a construção hidrelétricas. Hoje, restam apenas 5% de sua vegetação original

2 – Nova Zelândia (Oceania): Ameaçada pela caça e a destruição. Abriga espécies de mamíferos, anfíbios e répteis que não são encontrados em nenhum outro lugar do mundo. Hoje só tem 5% de seu bioma original.

3 – Sunda (Indonésia, Malásia e Brunei / Ásia – Pacífico): Suas florestas estão sendo dizimadas para a produção de borracha, óleo de dendê e celulose. Apenas 7% da área verde original continua de pé.

4 – Filipinas (Ásia – Pacífico): O aumento populacional, as atividades madeireiras e agricultura já destruíram 93% das matas do país.

5 – Mata Atlântica (América do Sul): Hoje, sofre gravemente por causa da urbanização do Rio de Janeiro e São Paulo.

6 – Montanhas do Centro-Sul da China (Ásia): com a maior taxa de endemismo do mundo e a maior parte dos sistemas hídricos da Ásia , sofre com a construção de barragens para a obtenção de energia. Hoje só tem 8% de seu patrimônio ambiental nativo

7 – Província Florística da Califórnia (América do Norte): A expansão das áreas urbanas tem feito com que a sequóia, maior organismo vivo do mundo, deixe de existir. De sua área inicial, restam apenas 10%

8 – Florestas Costeiras da áfrica Oriental (África): Com o solo pobre e grande aumento populacional, as espécies endemicas é que vem sofrendo com a situação.

9 – Madagascar e Ilhas do Oceano Índico (África): Atividades como a extração de ouro e madeira vem matando diversas espécies de animais que não existem no continente. Apenas 10% de sua fauna sobrevive até hoje.

10 – Florestas Afromontane (África Oriental): A agricultura e o comércio de carnes ameaça os 11% de patrimônio natural que ainda restam no local.

 

Fonte:
Ciclo Vivo 

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário