GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

RPPN Bom Retiro ajudou na disseminação da espécie mico-leão-dourado


Considerada um santuário da vida silvestre - onde pesquisas científicas, educação ambiental e ecoturismo são realizados frequentemente, a RPPN Bom Retiro serviu como experiência piloto para a introdução de um casal de mico-leão-dourado, acima de 200 metros de altitude.

Localizada em Aldeia Velha (RJ), a iniciativa foi importante tanto para garantir o aumento de área florestal como  para a ocupação desta espécie, a qual é endêmica na região. Além disso, o projeto AMLD (Associação Mico-leão-dourado) visa ter 2 mil indivíduos até o ano 2025, vivendo livremente na floresta.

A soltura ocorreu no ano de 1994, e dois anos depois, nasceu o primeiro par de filhotes.  O projeto rendeu mutos descendentes ao longo dos anos. Até que no ano 2.000, os donos da RPPN, Luiz Nelson e Aline Chaves, conveceram seis proprietários de Aldeia Velha a concordarem em dispor áreas de matas das suas propriedades para a soltura de mais micos.

Segundo a Associação MLD, foi a maior manifestação voluntária de liberação de florestas  já feita na região para este primata, abrangendo ao todo 1.300 hectáres.

A Reserva Natural Fazenda Bom Retiro é uma Unidade de Conservação criada e mantida por iniciativa particular. Foram destinados 500 hectáres de Floresta Atlântica a serem provedores de nascentes, rios e duchas de águas cristalinas. Primeira RPPN do Estado do Rio de Janeiro, a Fazenda Bom Retiro possui a experiência de 19 anos como Reserva Particular, atualmente gestionada a partir de atividades com pesquisa científica, educação ambiental e ecoturismo.

Conheça a Fazenda Bom Retiro:


16 de julho de 2012