GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Rodeio com preocupação ambiental?


As festas de peão são uma tradição em muitas cidades de interior no Brasil. Principalmente no Sul e Sudeste do país. Com o tempo tornaram-se os grandes eventos de algumas cidades, acompanhadas de shows e diversas atrações culturais, as “feiras agropecuárias”, “festas do peão boiadeiro” e por aí vai, estão espalhadas por todas as regiões.

Um dos rodeios mais tradicionais do país acontece em Barretos, interior de São Paulo. Frequentado por pessoas de todo país, o rodeio costuma acontecer em agosto e reunir atrações musicais de renome. A história da Festa do Peão de Barretos está tão consolidada que hoje seus organizadores, o clube dos “Os Independentes”, têm um papel significativo no desenvolvimento do próprio município.

A novidade dessa festa é que agora seus organizadores dizem que o evento se preocupa com o meio ambiente e com as questões sociais. Segundo a organização “O rodeio mantém uma parceria com a Universidade de Barretos para estudos na área de agronomia e zootecnia, além de um acordo com a Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), órgão vinculado à Secretaria do Meio Ambiente do governo paulista, para pesquisas ligadas ao meio ambiente”.





Outro rodeio que tem levantou essa bandeira é o Jaguariúna Rodeo Festival (JRF), único rodeio carbono zero do País. “Esse é um dos principais diferenciais da edição de 2011 do evento”, ressalta Paulo Bellotti, diretor da W/Eller, organizadora do rodeio de Jaguariúna, que esse ano deve crescer entre 15% e 18% em relação ao ano passado.






 


13 de abril de 2011