GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Rio+20: início das discussões


A conferência Rio+20, marcada para acontecer em junho de 2012, tem como seu principal objetivo colocar em prática os conceitos debatidos 20 anos atrás, na Eco 92.

Proposta pelo governo brasileiro às Nações Unidas em 2009, a Rio+20 terá dois temas centrais: a economia verde e o combate à pobreza e a criação de uma governança global que alie economia, desenvolvimento humano e meio ambiente.

Segundo analistas do governo ouvidos a crise econômica pode ser favorável à discussão sobre desenvolvimento sustentável. A ideia é que está na hora de se definir como fazer os investimentos do novo milênio, e a opção pode ser por uma economia sustentável de longo prazo, por mais que isso signifique investimentos custosos no presente.

"A economia verde realmente tem uma aplicação mais fácil e imediata, é possível chegar a resultados visíveis e concretos", diz Aaron Belinky, coordenador de processos internacionais do Instituto Vitae Civilis, ONG que organiza a iniciativa Diálogos Nacionais Rumo à Rio+20.




Nos próximos 12 meses, tanto o governo brasileiro como ONGs em todo o País - e fora do Brasil - vão preparar os temas e propostas a serem levados para o Rio de Janeiro.

 

fonte: Estadão, Vitae Civilis
 


25 de abril de 2011