GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Rio tem 58% mais casos de dengue no início do ano.


Em estado de alerta sobre a dengue, a cidade do Rio de Janeiro está com 58% a mais de casos de pessoas infectadas com a doença. Neste ano já houve 2.625 notificações na cidade, números que correspondem a mais da metade dos casos no Estado.

A dengue 4 já foi identificado em mais um município. Além de Rio e Niterói, o subtipo foi isolado em amostras colhidas em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.  De acordo com o  superintendente em Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Márcio Garcia, os dados sugerem  a expectativa de que essa pode ser uma epidemia ainda maior que as de 2002 e 2008.

Com o intuito de minimizar a quantidade de doentes, os órgãos públicos tomarão medidas para conter esses casos. Um exemplo foi a distribuição de 40 carros de fumacê pelo governo estadual para municípios do interior.

De acordo com o professor do departamento de virologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Maulori Cabral,  as ações de combate à dengue têm sido repetidas nos últimos 25 anos, mas o Aedes aegypti é domiciliar e as pessoas fecham as janelas quando o fumacê passa.

Cabral vê com bons olhos o repasse de verba anunciado em janeiro pelo governo federal para 1.159 cidades com projetos de combate à doença. Também elogiou a campanha Dez Minutos contra a Dengue, que incentiva o engajamento da população. "A ideia é brilhante. É preciso ter uma mudança de atitude" – disse o professor.

Fonte:
O Globo

Veja também:

Combate à dengue


09 de fevereiro de 2012