GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Rio ganhará mais proteção em parques e reservas ambientais


Parques e reservas ambientais do Rio de Janeiro receberão reforço para melhor preservação ambiental. Até março de 2013, os agentes ambientais serão capacitados na Estação Ecológica Estadual do Paraíso, nos municípios de Guapimirim e Cachoeiras de Macacu, e no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, que abrange áreas de Teresópolis, Petrópolis, Magé e Guapimirim.

A intenção é que após o treinamento, todos estejam preparados para o trabalho de fiscalização, prevenção de incêndios, proteção e conservação da biodiversidade, além do patrimônio histórico, arqueológico, paleontológico e espeleológico.

Segundo a presidente do Instituto Estadual do Ambiente, Marilene Ramos, é preciso também conscientizar a população da cidade sobre a importância de preservar todas as áreas protegidas. "Uma unidade de conservação é muito extensa, e por maior que seja o número de guarda-parques, é impossível para o agente conseguir controlar todas as ameaças. Então, se a comunidade se tornar um parceiro serão mais olhos fiscalizando, vigiando e denunciando as práticas ilegais"- destacou.

Fonte:
Planeta Sustentável


06 de novembro de 2012