GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Rio de Janeiro pode ter mais um “Distrito Verde”


O Rio de Janeiro estuda a possibilidade de construir mais um distrito verde em Itaguaí, Região Metropolitana do Estado, que abrigaria instalações de empresas de energia renováveis. A base do projeto seguiria os padrões do distrito da Ilha de Bom Jesus (próximo ao Fundão), área de 240 mil metros quadrados que reunirá centros de pesquisa em tecnologias sustentáveis.

Empresas como a a L’Óreal, GE, Gás Natural e Cedae, além de instituições de ensino, instalarão até 2014 na Ilha de Bom Jesus centros de desenvolvimento tecnológico, com foco em meio ambiente, energia e saúde.  Localizado ao lado do Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o distrito é inspirado no modelo inglês de bairros ecologicamente corretos.

A ação promoverá a sinergia entre indústria, universidade e Estado, pois concentrará empresas de tecnologia de ponta, fornecedores especializados e infraestrutura. Segundo a subsecretária de Economia Verde, Suzana Kahn, o local inteiro terá certificação LEED, selo internacional de sustentabilidade. Além disso, serão implantados sistemas de reciclagem de lixo e cogeração de energia, com biogás ou gás natural.

Todas as empresas já assinaram protocolos de intenções e devem oficializar a entrega dos terrenos no dia 18 de junho, na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20.

Fonte:
Ciclo Vivo


05 de março de 2012