Rio de Janeiro pode ser primeiro estado a não ter lixões

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

O secretário do ambiente do Rio de Janeiro, Carlos Minc, declarou, na última sexta-feira(13), que o estado pode ser o pioneiro no encerramento das atividades de seus lixões. A decisão, prevista para ocorrer no próximo ano, foi apresentada junto com o balanço de 2013 do Programa Coleta Seletiva Solidária. A reunião de apresentação reuniu cerca de 180 pessoas, entre representantes de prefeituras, cooperativas de catadores de lixo e agentes ambientais.
 
De acordo com Carlos Minc, o Rio de Janeiro deu um grande salto com o fechamento dos lixões e a abertura de aterros sanitários para substituí-los. Porém, a coleta seletiva domiciliar está atrasada, passando de 1% para apenas 3% de todo os dejetos produzidos. Foram discutidas soluções para solucionar esse problema. A primeira sugestão da secretaria é apoiar os municípios a organizarem a coleta seletiva, dividindo as cidades por bairros, fazendo galpões, organizando a distribuição de material reciclado para as cooperativas e conseguindo transportes.
 
A outra proposta é apoiar as cooperativas, qualificando os catadores, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Ministério do Trabalho, porém com recursos e orientação do órgão estadual. Além disso, a secretaria disponibilizaria às cooperativas instrumentos, como compactadores e esteiras.
 
Fonte:

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário