GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Respiração gera energia


Pesquisadores da Universidade de Madison desenvolveram um pequeno cinto que utiliza o princípio da piezoeletricidade para gerar energia a partir da respiração humana. Segundo os pesquisadores responsáveis pelo projeto, o acessório vibra conforme ocorre a passagem do ar, gerando eletricidade suficiente para recarregar pequenos dispositivos.

 

“Basicamente, estamos coletando energia mecânica de sistemas biológicos. O fluxo de ar da respiração humana normal é tipicamente de dois metros por segundo”, explica o Professor Assistente de Engenharia Xudong Wang. “Nós calculamos que, se pudéssemos criar um material fino o bastante, pequenas vibrações poderiam gerar microwatts de energia elétrica que poderiam ser úteis para sensores ou outros dispositivos implantados na face”.

 

A novidade poderá ser usada como um complemento para as novas tecnologias em escala nanométrica, usadas na criação de dispositivos médicos capazes de monitorar a quantidade de glicose no sangue de diabéticos, ou como uma forma de providenciar energia para marca-passos e outros dispositivos que dependam de baterias, por exemplo.

 

Leia mais em Tecmundo.

 


06 de outubro de 2011