GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Remar para preservar


A equipe Green Nation foi ao TEDx Rio+20 e assistiu a excelentes palestras. Saímos de lá cheios de boas idéias na cabeça. Tentaremos compartilhar as experiências com nosso público para amplificar essa fonte de inspiração.

Começaremos com a excelente apresentação de Kátia e Cláudia Alencar que pararam de competir e começaram com projetos que promovem a preservação ambiental a partir do esporte.

As irmãs gêmeas e remadoras fizeram parte da seleção brasileira de remo durante 18 anos. Passaram pelo Clube de Regatas do Flamengo e do Vasco e foram bicampeãs Panamericanas e Sulamericanas.

Recentemente iniciaram uma nova etapa de suas vidas profissionais liderando projetos como o Comitê de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Federação Pernambucana de Remo, regatas "verdes" com menor impacto ambiental, incentivo a clubes sustentáveis (com menor consumo de energia, geração de lixo, otimização do uso da água entre outros), tecnologia ambiental no remo que ajuda a mapear, identificar e tratar de problemas de conservação dos rios usados nos treinos, ecobarcos feitos de resíduos reciclados entre outros.

Elas acreditam que valores do esporte como liderança, trabalho em equipe, autoestima, respeito, cooperação e disciplina são importantes e muito úteis para aqueles que desejam promover a sustentabilidade.

Também falaram sobre as conexões entre a prática esportiva e a defesa do meio ambiente. Concluímos que existem inúmeras oportunidades de converter o amor e assiduidade dos esportistas para beneficiar o meio ambiente. Afinal, muitas modalidades dependem dos recursos naturais para existir. Um outro ponto importante é que esportistas têm contato constante com a natureza e estão mais dispostos a cuidar dela.

Conheça mais sobre os projetos realizados por Kátia e Cláudia Alencar

 


26 de junho de 2012