Relatório das Nações Unidas alerta para necessidade de metas ambientais mais fortes

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

“O funcionamento estável dos sistemas da Terra – incluindo a atmosfera, oceanos, florestas, mananciais, biodiversidade e ciclos biogeoquímicos – é pré-requisito para uma sociedade global próspera”, escreveu o grupo liderado por pesquisadores australianos na edição de quinta-feira do periódico Nature.

Assim, para chegar a um futuro próspero, com menos desastres, pobreza e mais saúde, é necessário fortalecer a legislação sobre qualidade do ar, cortar ao menos pela metade a quantidade de água retirada dos mananciais e começar a reduzir a poluição. Diante dessas medidas, o cenário global pode ser mais otimista em 2030.

Um novo alvo para acabar com a pobreza global em 2030, está sendo discutido. Porém, segundo o relatório, isto só seria possível se os países aumentassem os esforços de preservação do planeta na corrida pelo crescimento econômico.

Cientistas afirmaram que diretrizes atuais da ONU para o desenvolvimento sustentável devem enfatizar mais a necessidade de proteção ambiental.

A tensão entre crescimento econômico desenfreado e desenvolvimento sustentável é quem protagoniza nestas discussões pois abrir mão da prosperidade material de uma nação por uma causa global é algo complexo de ser negociado.

Diante disso, o estudo das Nações Unidas indica uma revisão, e não uma expansão, das metas estabelecidas nas MDM que são consideradas obsoletas pelos estudiosos.

Fonte:
Reuters

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário