GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Regata ecológica da marinha recolhe 220 quilos de lixo da Baía de Guanabara


Na tarde de ontem, durante a regata ecológica da marinha, foram recolhidos 220 quilos de lixo da Baía de Guanabara. Todo esse volume foi removido em apenas duas horas, participaram do evento 250 pessoas, distribuídas em 20 embarcações, incluindo alunos da Escola Naval e de cinco universidades.

Apesar da grande quantidade de lixo recolhido, o objetivo principal é conscientizar tanto aos alunos como à população que vive no entorno da Baía de Guanabara, afirma o comandante da Escola Naval, contra-almirante Antônio Carlos Soares Guerreiro.

Entidades de defesa do meio ambiente também participaram da regata, com objetivo de denunciar os crimes ecológicos, como o biólogo Rodrigo Gaião, coordenador da organização Guardiões do Mar. Entre os projetos desenvolvidos pela Gaião, está o Uçá, que busca preservar o caranguejo que dá nome ao projeto. O uçá já foi abundante na Baía de Guanabara, mas hoje só é encontrado em poucas áreas preservada, como a Área de Proteção Ambiental de Guapi-Mirim. A baía recebe 35 rios. Eles banham 16 municípios localizados no entorno da Baía de Guanabara, onde vivem 11 milhões de pessoas.

 

Saiba mais sobre a regata ecológica em Terra.


23 de maio de 2013