Redução pela metade da emissão dos gases de efeito estufa é meta do Governo do Estado do Rio

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

A cidade do Rio passa por um processo intenso de mudanças que promete melhorar a vida de seus moradores. São projetos de grande dimensão que aprimoram sistemas de saúde, educação, transporte entre outros.

As iniciativas, não raramente, referem-se a compromissos assumidos pelos governos municipal, estadual e federal durante candidatura para receber Copa e Olimpíadas.

Um dos grandes desafios do Governo do Estado é reduzir pela metade a emissão de gases do efeito estufa. Como o grande vilão dessas emissões é o transporte, melhorias no sistema de transporte público e na malha cicloviária podem fazer com que milhares de carros não sejam usados. Além disso, a renovação da frota e a opção por veículos com menor impacto ambiental colaboram para melhorias na qualidade do ar da cidade.

A expansão da oferta de trens pela SuperVia, por exemplo, é a iniciativa responsável pela maior parte da da redução de emissão realizada pelos meios de transporte. Outras melhorias, como frota de BRT´s (ônibus articulados que circulam em vias exclusivas), VLT (os “bondes do futuro”), ampliação da frota de barcas e do número de trens/linhas do metrô também colaboram com a redução da poluição do ar.

Um outro benefício resultante dessa “revolução” no sistema de transporte da cidade é a drástica redução da poluição sonora já que os novos veículos são mais silenciosos do que estes que circulam pela cidade.

Fonte:

Agência Brasil
 

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário