GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Rede Ipiranga implanta coleta de resíduos eletrônicos no RJ


 

A rede de Postos Ipiranga instalou em novembro do ano passado uma coleta seletiva de pilhas , baterias e celulares nas unidades Jet Oil da cidade do Rio de Janeiro.

A intenção é oferecer uma forma mais acessível e simples para os cariocas descartarem seus lixos eletrônicos de forma correta, visando a preservação do meio ambiente. Além dessa ação,  a rede também tem o projeto posto ecoeficiente e o cartão Carbono Zero, que começou no Rio de Janeiro e tem pretensão para ser expandido em outros estados.

As unidades participantes contarão com uma caixa coletora, que funciona da seguinte maneira:
- Os clientes levam pilhas, baterias e celulares usados até as unidades Jet Oil e os depositam nas caixas coletoras;
- Quando a caixa coletora estiver cheia (acima da capacidade máxima de 30 quilos), o posto solicita o recolhimento do material para uma empresa de logística que leva os resíduos para a reciclagem;
- Esta empresa faz a separação das pilhas, baterias e celulares que serão enviados para a destinação correta.

Com mais de 50 postos ecoeficientes em todo o Brasil, o principal objetivo do projeto é o uso eficiente dos recursos naturais. O cartão Carbono Zero, também umas das ações sustentáveis da Rede Ipiranga,  possibilita o consumidor a neutralizar o gás carbônico emitido pela queima de combustível do veículo, através do  plantio de árvores. Iniciado no fim de 2007, o programa já neutralizou mais de 31 mil toneladas de carbono e promoveu o plantio de mais de 110 mil mudas nos municípios de Guzolândia, em São Paulo, e Barra do Piraí, no Rio de Janeiro.

Veja também:
O problema do lixo eletrônico nos aterros tecnológicos
Como reciclar lixo eletrônico

Fonte:
Ciclo Vivo


03 de janeiro de 2012