GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Reciclagem nas obras de São Paulo


Por conta do crescente número de grandes obras, a Prefeitura de São Paulo começa um projeto de reciclagem do entulho gerado nas construções. O novo contrato colocado em consulta pública vai dobrar o volume de resíduos sólidos retirado das ruas da cidade e de obras públicas.

Hoje as quatro empresas responsáveis pelo serviço recebem até 78 mil toneladas de resíduos sólidos recolhidos mensalmente por empresas de caçamba credenciadas, dos 42 ecopontos e de obras dos governos municipal e estadual - todo o volume é hoje enterrado em aterros localizados na capital, o que é condenado por ambientalistas, principalmente pelo alto valor agregado desse tipo de material.

O edital determina que pelo menos 10% de todo o entulho seja reciclado, mas a expectativa é de que a empresa vencedora recicle ainda mais, devido aos lucros que pode retirar com a venda dos materiais. Os recicláveis que não forem reutilizados deverão ser aterrados de maneira que, futuramente, possam ser retirados e levados às centrais de reciclagem.

Fontes: O Estado de S. Paulo, Estadão


12 de julho de 2011