Reciclagem é priorizada em Plano de Gestão de Resíduos Sólidos em São Paulo

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

A cidade de São Paulo priorizará a reciclagem em seu novo Plano de Gestão de Resíduos Sólidos (Pgirs). Atualmente, apenas 2% de todos os resíduos produzidos por lá são reciclados, com os outros 98% sendo jogados em dois aterros sanitários localizados na cidade. Definido na última semana de agosto, por representantes do governo e da sociedade civil, além de empresários, o novo plano pretende que nos próximos 20 anos apenas 13% desses dejetos sejam encaminhados para áreas de aterragem sanitária.
 
Durante o encontro, o Pgirs foi discutido com foco em cinco grupos: resíduos secos, resíduos orgânicos, resíduos da construção civil, resíduos volumosos e resíduos dos serviços de saúde. Entre as estratégias que serão usadas para o descarte eficiente desses produtos, está a construção de centrais de triagem mecanizadas de maior porte, com a ajuda dos catadores, ampliação da coleta seletiva em todo o município de São Paulo, modernização dos galpões de triagem já existentes e ações de educação ambiental.
 
Outra ação que será implementada ainda em 2013 é a feira sustentável, ou feira limpa, que trabalhará o reaproveitamento de resíduos orgânicos, dos quais podem ser gerados compostos. A estimativa para implantação dessas feiras chega ao número de 880 espalhadas pela cidade, até o final de 2016.
 
Fonte:

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário