Reaproveitadas, PETS se tornam alternativas econômicas no país

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

A popularização das garrafas PET no Brasil começou na década de 80, mas até hoje ainda não vimos um grande movimento de reciclagem e reutilização do ítem, que nas mãos certas, pode virar um gerador de renda fortíssimo. Felizmente, as proporções da reutilização das garrafas PET vem mudando graças a medidas de incentivo tomadas tanto pelo governo quanto pela sociedade civil. Entre elas está a Nova Política Nacional de Resíduos Sólidos, que obrigará as empresas a recolherem todas as embalagens colocadas no mercado, fazendo também com que os municípios se responsabilizem mais pela destinação dos materiais.

A PET não traz só benefícios ambientais, podendo se transformar em diversas alternativas econômicas. Atualmente, o faturamento da reciclagem da PET é de R$1,2 bilhões ao ano. Quando derretida e misturada com outros materias como argila ou areia, pode se tornar um material flexível utilizado em diversos produtos. Além disso, as garrafas podem virar móveis mais baratos, como sofás ou puffs, e até casas que chegam a ser 40% mais econômicas do que as tradicionais.

Os dados Agência Brasileira da Indústria de PET (ABIPET) apontam a produção de 296 mil garrafas PETS em 2010. Hoje, 57,4% desse ítem é reciclado em todo o território nacional, e, espera-se que o aumento da coleta seletiva ( que ocorre em menos de 15% das cidades brasileiras) seja um alavancador das vantagens trazidas pela reciclagem das PETS.

Fonte:
O Globo Amanhã

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário