GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Qualidade de vida no campo


A meta do novo projeto do Governo Federal em parceria com a ONU é melhorar a renda e a qualidade de vida dos pequenos produtores do sertão sem destruir a caatinga.

Agricultores estão aprendendo um novo jeito de produzir no semiárido. O projeto é intitulado Dom Hélder Câmara, iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Agrário. Fábio Santiago é o agrônomo do projeto e conta que o projeto presta assessoria técnica especializada. Com isso os beneficiados podem “reverter e melhorar a qualidade de vida no campo produtivo, social e também se inserir no mercado diferenciado”.

A principal proposta é inserir nesses ambientes o conceito de agroecologia. Um projeto que une a experiência dos agricultores e as novas tecnologias sustentáveis.

O assentamento da reforma agrária Boa Vista participa desse projeto, lá moram 38 famílias em 1.400 hectares.

Os moradores aprendem técnicas para produzir com sustentabilidade, como é o caso do biodigestor alimentado com esterco e água, que produz gás para ser utilizado na cozinha. Além de ser econômico, seu processo não agride o meio ambiente.

Outro projeto similar é PAIS. O Pais é um projeto apoiado pelo Sebrae que tem como objetivo melhorar a qualidade de vida e proporcionar sustentabilidade para as comunidades atendidas. Além disso, estimula a prática da agricultura orgânica por meio de processo produtivo sem o uso de agrotóxicos.




 

 

fonte: G1


07 de junho de 2011